Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Brunetti - Mecânica dos Fluidos - Ed: 2º - Capítulo 7.Exercício - Ex. 24
O escoamento no trecho do tubo da figura é laminar. Com a válvula totalmente aberta, a linha piezométrica é praticamente uma reta e indica as medidas do desenho. Ao fechar a válvula de 3/4, a vazão cai à metade da anterior. Determinar o coeficiente de perda de carga singular nesse caso, sabendo que na segunda situação o desnível marcado pelos manômetros extremos é o mesmo da primeira situação.
Dados: ; ; .
Passo 1
Conforme sabemos, quando temos a linha de energia formando um certo ângulo com a horizontal e não temos perdas localizadas nesse trecho, então podemos escrever a perda de carga distribuída em função desse ângulo:
Abrindo a expressão, temos:
Passo 2
No entanto, o enunciado nos disse que o escoamento é laminar, e através da equação 7.11, apresentada nessa seção, podemos encontrar :
Substituindo essa expressão na última equação do passo 2, temos:
Isolando da expressão e substituindo os valores conhecidos, temos:
Como o enunciado nos disse que a vazão cai a metade quando a válvula se fecha de 3/4, como a geometria do tubo se mantém constante, então a velocidade também cai à metade, de forma que temos:
Então, conforme indicado pela linha de energia no esquema do enunciado, a perda de carga total equivale a 2 m, dessa forma, temos:
Para o segundo caso, abrindo a expressão e substituindo os valores conhecidos, temos:
Passo 3
Agora podemos usar a equação para a perda de carga singular para encontrar o coeficiente de perda de carga singular, então, temos:
Substituindo os valores conhecidos: