Uma esfera encontra-se suspensa no ar de um quarto escuro e é mantida a uma temperatura uniforme que a mantém incandescente. Quando vista, pela primeira vez a olho nu, a esfera parece estar mais brilhante na periferia. Após algumas horas, contudo, ela parece estar mais brilhante no centro. De que material você imaginaria que a esfera pudesse ser feita? Forneça explicações plausíveis para a não uniformidade do brilho da esfera e para a mudança na sua aparência com o passar do tempo.

Passo 1

Vamos analisar o problema e tentar descobrir o material da esfera, ok?

Na primeira observação a esfera está mais brilhante nas bordas, depois de um tempo ela parece mais brilhante no centro… humm…

Bom, uma explicação disso podemos conseguir pelo nosso ε θ o comportamento dele é diferente para condutores e para não condutores.

Vamos começar pensando na esfera como condutora, certo?

Se ela for de um material metálico. Então, na primeira olhada teremos um ε θ maior em ângulos de emissão mais altos, então a borda seria mais brilhante... Opa! Parece que estamos no caminho certo!

Mas depois de um tempo a nossa esfera metálica começa a oxidar, o que faria o ε θ mudar, então em ângulos menores de θ seria maior que em ângulos maiores, assim a esfera pareceria mais brilhante no centro.

Show! Conseguimos!

Resposta

Passo 1.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados