Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Mecânica dos Fluidos- Ed: 1º - Capítulo 4.Problemas - Ex. 94
Existem várias ocasiões em que um escoamento de corrente livre razoavelmente uniforme encontra um cilindro longo normal ao escoamento (Figura P4-94). Os exemplos incluem o ar ecoando ao redor de uma antena de automóvel, o vento soprando contra um mastro de bandeira ou poste de telefone, o vento atingindo fios elétricos e as correntes oceânicas atingindo as vigas redondas e submersa que suportam as plataformas de petróleo. Em todos esses casos o escoamento na parte traseira do cilindro é separado em regime permanente e em geral turbulento. Entretanto, o escoamento na metade dianteira do cilindro é muito mais estacionário e previsível. Na verdade exceto por uma camada limite muito fina próxima á superfície do cilindro, o campo de escoamento pode ser aproximado pelas seguintes componentes de velocidade permanentes e bidimensionais do plano ou
Esse campo de escoamento é rotacional ou irrotacional? Explique.
Passo 1
Dado o campo da velocidade temos que determinar se o fluxo é rotacional ou irrotacional.
Assumindo que o fluxo é constante e que ele opera em duas dimensões .
Como temos as componentes da velocidade em um cilindro circular de raio .
Desde que assumimos que o fluxo opera em duas dimensões em . A única componente zero do escoamento é na direção . Em coordenadas cilíndricas temos:
Passo 2
Para determinarmos se o fluxo é rotacional ou irrotacional temos que determinar sua componente substituindo a equação (1) na equação (2), temos:
Aplicando as derivadas:
Como temos termos iguais de sinais diferentes temos:
Consequentemente, desde que o escoamento é totalmente zero, o fluxo é irrotacional.
Resposta
Consequentemente, desde que o escoamento é totalmente zero, o fluxo é irrotacional.