Em uma experiência de mecânica dos fluidos em laboratório, um tanque de água de diâmetro é drenado a partir de um nível inicial, . O orifício de drenagem, perfeitamente arredondado e de bordas muito lisas, tem diâmetro . Considere que a taxa de massa através do orifício é uma função de , , , , e , em que é a aceleração da gravidade e e são propriedades do fluido. Os dados medidos devem ser correlacionados na forma adimensional. Determine o número de parâmetros adimensionais resultantes. Especifique o número de parâmetros repetentes que deverão ser selecionados para determinar os parâmetros adimensionais. Explicite o parâmetro que contém a viscosidade.
Passo 1
Precisamos primeiro fazer a análise dimensional, para isso a gente começa usando o Teorema Pi de Buckingham e já vamos resolvendo algumas das questões do exercício...
Separando nossos parâmetros, temos :
Passo 2
Agora vamos identificar o número mínimo de dimensões que podemos escrever os parâmetros que já separamos: Massa (), comprimento e tempo .
Vamos colocar as unidades correspondentes de cada parâmetro:
Nosso número de dimensões independentes é .
Passo 3
O nosso número mínimo de dimensões é . Então já sabemos que . Agora vamos calcular a quantidade de grupos adimensionais:
Vamos montar as equações:
Vamos analisar os expoentes:
Resolvendo esse sisteminha:
Passo 4
Nossa equação vai ficar assim:
Olha isso! Estamos muito craques!
Passo 5
Para achar todos os parâmetros precisaríamos fazer o mesmo procedimento mais três vezes, porque vimos lá em cima que são 4 parâmetros adimensionais... massss o nosso enunciado só pediu para representar o parâmetro que contém a viscosidade! Show de bola então!
Resposta
Quantidade de parâmetros: 4
Quantidade de variáveis: 3
Parâmetro que contém a viscosidade: