Glicerina a 10°C está fluindo sobre uma placa plana, em velocidade de fluxo livre de 2 m/s. Determine a velocidade e a espessura da camada limite térmica a uma distância de do bordo de ataque. Também calcule a razão entre a espessura da camada limite hidrodinâmica e a camada limite térmica para esse escoamento e interprete o resultado.
Passo 1
Vamos primeiro reunir as informações que o enunciado nos dá. A glicerina está a 10°C. Suas propriedades nesta temperatura são W/m.K, m2/s, m2/s e . A velocidade de fluxo livre é 2 m/s. Queremos a velocidade e a espessura da camada limite térmica () a uma distância . Além disso, o escoamento é sobre placa plana.
Podemos simplificar o problema com o uso de uma aproximação da camada limite. Podemos assumir que não ocorre variação significativa da velocidade do fluido na direção do escoamento. Portanto, a velocidade em se mantém como .
Passo 2
Para este tipo de escoamento a espessura da camada térmica é dada por:
Precisamos ainda do . Vamos a ele:
Então:
Para concluir o problema precisamos ainda da espessura da camada limite hidrodinâmica (). Para um escoamento sobre placa plana em regime laminar:
Passo 3
A razão entre as espessuras das camadas limite fica:
Pelo resultado podemos verificar que a camada limite hidrodinâmica é mais expessa que a térmica. Com isso, concluímos que a capacidade do fluido de transmitir quantidade de movimento é superior à sua capacidade de conduzir calor nas condições do problema.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)