Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 7.Problemas - Ex. 73a
O objetivo de um experimento executado por estudantes é o de determinar o efeito da presença de pinos (aletas piniformes) na resistência térmica entre uma placa plana e uma corrente de ar. Uma placa quadrada, feita em alumínio polido com de lado, é submetida ao escoamento paralelo de uma corrente de ar a e . Uma manta aquecedora elétrica é fixada à superfície inferior da placa e dissipa sob todas as condições. Pinos com diâmetro e comprimento são fabricados em latão e podem ser firmemente fixados à placa em várias posições ao longo de sua superfície. Termopares são fixados à superfície da placa e na extremidade de uma das aletas.
As temperaturas medidas para cinco configurações de pinos são apresentadas na tabela a seguir.
(a) Usando as observações experimentais e desprezando o efeito da interação do escoamento entre os pinos, determine a resistência térmica entre a placa e a corrente de ar para as cinco configurações.
Passo 1
Vamos lá! Nosso problema pede a resistência de contato entre o pino e a placa, mas antes vamos fazer um esboço do nosso problema para facilitar nossa vida.
Vale ressaltar que a placa possui temperatura maior do que o pino logo o sentido do aquecimento é da placa pro pino
Agora precisamos fazer nossas famosas considerações. Hehe (u.u)
Passo 2
Vamos lá, vamos usar os dados da tabela , e os dados da tabela , para o latão sendo a resistência térmica definida por:
Sendo e a temperatura ambiente , vamos calcular a resistência e montar uma tabelinha de acordo com a configuração de número de, assim temos pinos temos.
Isso é tudo pessoal! \o/