Neste capítulo, afirmamos que a aproximação de camada limite estabelece uma “ponte” entre a equação de Euler e a equação de Navier-Stokes. Explique.

Passo 1

Bom gente, vamos explicar como ocorre essa ponte chamada camada limite entre as equações de Euler e Navier-Stokes.

Há duas situação em que podem ser desprezados os termos viscosos na equação de Navier-Stokes: escoamento irrotacional e escoamento sem viscosidade. Em que essa remoção pode resultar na equação de Euler. Mas ainda assim, quando fazemos isso temos um erro, uma vez que se torna impossível aplicar a condição de não escorregamento nas paredes sólidas.

A partir disso criou-se a aproximação da camada limite, estabelecendo essa ponte entre a condição de escorregamento e não-escorregamento.

Basicamente temos duas regiões: externo, que é sem viscosidade e/ou irrotacional; e a camada limite, onde as forças viscosas e rotacionalidade não podem ser ignoradas.

Prontinho!!

Resposta

A aproximação da camada limite estabelece uma ponte entre a condição de escorregamento e não-escorregamento. Basicamente temos duas regiões: externo, que é sem viscosidade e/ou irrotacional; e a camada limite, onde as forças viscosas e rotacionalidade não podem ser ignoradas.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados