Em uma parede plana, de espessura , há aquecimento volumétrico uniforme a uma taxa . Uma superfície da parede é isolada termicamente, enquanto a outra superfície está exposta a um fluido a , com o coeficiente de transferência de calor por convecção caracterizado por . Inicialmente, a distribuição de temperaturas na parede é , na qual e está em metros. Subitamente, a geração de calor volumétrica é desativada , enquanto a transferência de calor convectiva continua ocorrendo em . As propriedades da parede são .
(a) Determine o valor da taxa volumétrica de geração de energia associada à condição inicial .
(b) Em coordenadas , esboce as distribuições de temperaturas para as seguintes condições: condição inicial , condição de regime estacionário , e duas condições intermediárias.
(c) Em coordenadas , esboce a variação com o tempo do fluxo térmico na fronteira exposta ao processo convectivo, . Calcule o valor correspondente do fluxo térmico em
(d) Calcule a quantidade de energia removida da parede, por unidade de área , pelo escoamento do fluido durante o resfriamento da parede de sua condição inicial até o regime estacionário.
Passo 1
Vamos lá! primeiro vamos entender nosso problema, o problema diz que se trata de um sistema unidimensional sem geração de energia, logo a troca de calor só ocorre em uma direção que no caso apresentado é a radial, vamos fazer nosso diagrama pra facilitar nossa vida.
Origem e sentido da geração de calor e da dissipação.
Agora precisamos fazer nossas famosas considerações. Hehe (u.u)
Passo 2
(a)
Tendo tudo isso em mente vamos a nossa letra (a), o gráfico de em função do espaço. Para isso vamos escrever nossa lei de Fourier (equação ).
Como nossa condução é unidimensional e há geração de energia, temos:
Assim nossa equação fica:
Como quanto nossa temperatura segue a seguinte função:
Assim temos:
Passo 3
(b) Seguindo as equações da letra (a) vamos montar nosso gráfico , assim temos.
Passo 4
(c) Seguindo as equações da letra (a) vamos montar nosso gráfico , assim temos.
Como
Assim nosso gráfico fica:
Calculando, e temos:
Passo 5
(d) Para encontramos a energia total do processo temos que fazer a integral do processo, vamos fazer o balando de energia, assim temos:
Como não tem isolamento e .
Substituindo os valores encontramos:
E é isso!
Isso é tudo pessoal! \o/
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)