Uma placa horizontal está passando por uma irradiação uniforme nas superfícies superior e inferior. A temperatura do ar ambiente em torno da placa é 290 K, com coeficiente de transferência de calor por convecção de 30 W/m2.K. As superfícies superiores e inferiores da placa têm radiosidade de 4.000 W/m2, e a temperatura da placa é mantida uniforme em 390 K. Considerando que a placa não é opaca e tem absortividade 0,527, determine a irradiação e a emissividade da placa.
Passo 1
Temos uma placa que não é opaca e que recebe irradiação solar. Também sabemos que a placa tem uma temperatura , tem absortividade e emite radiosidade . O ar ao redor da placa tem temperatura e coeficiente convectivo . O exercício nos pede para determinar a irradiação solar e a emissividade da placa. Tudo bem? Vamos lá!!!
Passo 2
Nosso primeiro passo é determinar a irradiação que atinge a placa. Considerando que estamos em regime permanente, a energia que placa recebe deve ser igual à energia que ela perde. Certo?
A placa só recebe energia por irradiação. Então:
A placa perde energia pela radiosidade e por convecção com ar externo. Ou seja:
Igualando as perdas e ganho de energia:
Passo 3
Nosso próximo passo é determinar o poder emissivo da placa. A radiosidade, neste caso, é a soma do poder emissivo, da radiação refletida e da radiação transmitida pela placa:
Já recebemos a radiosidade no enunciado, mas ainda precisamos da soma da transmissividade e da refletividade. Para isso, usaremos a relação:
Agora, iremos substituir este resultado na equação anterior.
Nosso último passo é utilizar este valor de radiação emitida para obter a emissividade média da placa.
Resposta
A placa é atingida por uma irradiação e tem emissividade média .