Radiação deixa um forno, que tem temperatura superficial interna de , através de uma abertura com de diâmetro. Uma porção dessa radiação é interceptada por um detector que se encontra a uma distância de da abertura, tem uma área superficial de e está orientado conforme ilustrado.
Se a abertura estiver aberta, qual é a taxa na qual a radiação que deixa o forno é interceptada pelo detector? Se a abertura estiver coberta com um material difuso e semitransparente cuja transmissividade espectral seja para e para , qual será a taxa na qual a radiação que deixa o forno é interceptada pelo detector?
Passo 1
E aí, beleza?
Pronto para resolver essa questão comigo?
Vamos lá!
O problema nos pede primeiramente a taxa na qual a radiação que deixa o forno é interceptada pelo detector se a abertura estiver aberta. Utilizaremos a seguinte equação para isso:
Calculando :
Calculando :
Substituindo os dados na primeira equação que expomos:
A primeira parte foi resolvida!
Passo 2
Agora, consideraremos se abertura estiver coberta com um material difuso e semitransparente cuja transmissividade espectral seja para e para . Devemos calcular qual será a taxa na qual a radiação que deixa o forno é interceptada pelo detector.
Sendo a transmissividade da janela à radiação emitida pela parede do forno, temos:
Com:
Pela Tabela 12.2:
Assim:
Substituindo na equação de taxa de energia:
E assim a gente finaliza a nossa questão!
Até a próxima!