Sabe-se que, embora dois materiais estejam a uma mesma temperatura, um deles pode provocar ao toque a sensação de estar mais frio. Considere placas espessas de cobre e de vidro, ambas a uma temperatura inicial de . Supondo que o seu dedo esteja a uma temperatura inicial de e que ele tenha propriedades termofísicas iguais a , e determine qual das duas chapas parecerá mais fria ao toque.
Passo 1
Nessa questão nós temos a temperatura inicial das placas de cobre e vidro. Além da temperatura inicial e propriedades do dedo, já as propriedades do cobre e do vidro vão ser retirada da Tabela A.1. Com isso, queremos saber se o cobre ou vidro parece mais frio ao tocar. Então vamos lá!
Passo 2
Para resolver essa questão, vamos assumir que o dedo e a placa se comportam como sólidos semi-infinitos, as propriedades são constantes e a resistência de contato é desprezível.
O material que se sente mais frio depende da temperatura de contato que pode ser escrita para os três materiais de interesse, em que suas propriedades são:
Como , o cobre vai ter uma sensação de mais frio ao toque. Pois a extensão em que a temperatura de um material é afetada por uma mudança em seu ambiente térmico é inversamente proporcional a . Um grande implica uma capacidade de espalhar o efeito por condução. Já grande implica uma grande capacidade de armazenamento de energia térmica😉. Mas como vai ser ?
Passo 3
pode ser escrita da seguinte forma:
Substituindo os valores para o cobre e o vidro, temos:
Resposta
A placa de cobre.