Seja o elemento combustível do Exemplo 5.9, que opera a uma taxa volumétrica de geração unifonne deq, — U)7 W/m3 , até que a taxa de geração mude subitamente para q2 = 2 x 107 W/m3 . Use uma rotina gerada com base na abordagem via elementos finitos para obter os resultados a seguir.
(a) Calcule a distribuição de temperaturas 1,5 s depois da mudança na potência de operação e compare os seus resultados com aqueles apresentados na tabela do exemplo.
(b) Represente os históricos das temperaturas no plano central (00) e na superfície (05) para 0 t 400 s. Quais são as temperaturas no regime estacionário e, aproximadamente, quanto tempo demora para o novo estado de equilíbrio ser atingido após o degrau na potência de operação?
Passo 1
Fala aí galerinha? Tudo bem com vocês? Bora pra cima! O que sabemos das condições iniciais?
Parede unidimensional repentinamente submetida a aquecimento volumétrico uniforme e condições de superfície convectiva. Vamos resolver a partir do método implícito.
Método Implícito. Começaremos fazendo um balanço de energia. Na Eq. abaixo, entretanto, as temperaturas no LHS são avaliadas no novo tempo (p+1). O RHS fornece uma aproximação de diferença regressiva para a derivada de tempo.
Logo,
Ou,