A superfície superior de uma placa sólida ( de de espessura está sendo refrigerada por água na temperatura de . As superfícies superior e inferior da placa sólida são mantidas em temperatura constante de e , respectivamente.
Determine o coeficiente de transferência de calor por convecção da água e o gradiente de temperatura da água na superfície da placa superior.
Passo 1
A situação descrita é o resfriamento da superfície superior de uma placa plana pelo contato com água. A questão pede o valor do coeficiente de transferência de calor por convecção e do gradiente de temperatura na superfície superior da placa.
Pode-se assumir que as propriedades do fluido e da placa são constantes, condições operacionais estáveis, condução unidimensional de calor no sólido e a condição de não-deslizamento na interface entre a placa e o fluido.
O valor de condutividade térmica para a placa é dado como e para a água pode-se calcular da seguinte maneira, utilizando-se a tabela A-9 em anexo:
Passo 2
Agora, podemos aplicar o balanço de energia na superfície superior do sólido, obtendo a seguinte expressão:
E isolando-se o coeficiente convectivo de troca térmica, obtém-se:
Passo 3
Para o cálculo do gradiente de temperatura na superfície, utiliza-se o mesmo balanço de energia feito na superfície da placa que foi feito no passo anterior. Em termos diferenciais, ele se apresenta da seguinte forma: