O teorema do divergente é expresso como:

∫ V ∇ →   .     G → d V = ∮ A G →   .     n → d A

onde G → é um vetor, V é um volume e A é a área da superfície que delimita e define o volume. Expresse o teorema do divergente em palavras.

Passo 1

Boom galerinha, mais uma teórica, certo?

Aqui nós teremos que descrever o teorema acima, complicado?

Menos do que parece !!

O teorema do divergente, ou teorema de Gauss, nos permite transformar uma integral de volume do divergente de um vetor em uma integral da área sobre uma superfície que define o volume.

Portanto, o teorema afirma que para um vetor G → de volume V é igual a integral de superfície da componente normal do vetor G → para uma área A que define nosso volume!!

Tranquilo?

Resposta

C o m o   v i s t o   a c i m a   !  

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Trace as linhas de corrente da Equação ( 8.53 ) no quadrante superior direito para n = 4 . Como a velocidade aumenta com x ao longo do eixo x a partir da origem? Para que ângulo do canto e valor de n
Trace as linhas de corrente do escoamento combinado de um sumidouro – m na origem e fontes de intensidade + m em ( a ,0 ) e ( 4 a ,0 ) . Dica: Irá aparecer um cilindro de raio 2 a .
Um dos padrões de escoamento em um canto da Figura 8.19 é dado pela função corrente cartesiana ψ = A 3 y x 2–y 3 . Qual deles? A correspondência pode ser provada por meio da Equação ( 8.53 ) ?
O escoamento potencial em torno de uma cunha com semiângulo θ conduz a uma aplicação importante da teoria de camada-limite laminar chamada de escoamentos de Falkner-Skan [ 15 ,p .239 – 245 ] . Seja x
Investigue o potencial complexo f z = A cosh ⁡ [ p ( z / a ) ] e trace as linhas de corrente dentro da região mostrada na Figura P 8.69 . Que palavra hifenizada (de origem francesa) pode descrever tal