Vapor flui a 200 °C em um tubo de ferro fundido cujos diâmetros interno e externo são e . O tubo é exposto ao ar ambiente a 35 °C. Os coeficientes de transferência de calor nas superfícies interna e externa do tubo são 90 e , respectivamente. O tubo deve ser coberto com isolante de lã de vidro para diminuir a perda de calor a partir do fluxo em 90%. A espessura exigida da camada de isolamento é:
- 1,2 cm
- 2,0 cm
- 2,8 cm
- 3,3 cm
- 4,0 cm
Passo 1
Nosso ponto de partida é calcular a taxa de perda de calor inicial, considerando apenas o efeito da convecção na superfície interna e externa e a condução na parede do tubo. Portanto, temos:
Temos que calcular as resistências térmicas então. Logo,
Portanto, a taxa de perda de calor é:
Passo 2
Após adicionarmos uma camada de isolamento, adicionamos mais uma resistência térmica ao circuito. Além disto, a taxa de perda de calor reduz em 90%. Portanto, o seu novo valor é:
Agora sim, vamos aplicar novamente a lei de Fourier, considerando agora mais uma resistência térmica da camada de isolamento. Desta forma,
A única resistência térmica que precisamos recalcular é a de convecção na superfície externa, pois a área aumenta (devido a adição da nova camada). Portanto,
Continuando, temos:
Sabendo que a resistência térmica da camada de isolamento é dada por:
Temos então:
Resolvendo a equação acima iterativamente, vamos obter o valor de . Como este raio é exatamente o raio 2 mais a espessura da nossa camada isolante, temos então que a camada isolante é:
E assim, finalizamos a nossa questão! A resposta obtida corresponde a letra d).
Resposta
Letra d).