Introdução a Vetores
Teoria
Introdução
Em Física usamos muitas grandezas como massa, velocidade, temperatura, etc.
Mas, então, porque é importante aprendermos sobre vetores?
Para algumas dessas grandezas, só você saber o seu valor é o suficiente para poder usá-la. Por exemplo, você só precisa saber que a massa de um objeto é .
Porém, para outras grandezas, não basta saber seu valor numérico, precisamos saber também sua direção e sentido.
Mas o que significa saber sua direção e sentido?
- Saber a direção significa sabermos se o vetor está na horizontal, vertical ou inclinado.
- Saber o sentido, significa saber “para qual lado“ esta grandeza está “apontando”. Ex: esquerda, direita, cima, baixo, etc.
Pensa assim, vamos supor que estamos falando sobre o trajeto entre a sua casa e a sua facul, ok? Quando você escolhe o caminho que você vai fazer, você está escolhendo a direção da sua trajetória, qual vai ser o melhor caminho. Quando você decide se vai da sua casa para a facul ou da facul para a sua casa, você está decidindo o sentido da sua trajetória.
Se dois vetores possuem a mesma orientação, eles são paralelos. Se eles possuem orientação opostas, eles são antiparalelos.
Um vetor é usado para podermos representar essas grandezas que necessitam, além do valor numérico, de direção e sentido, como, por exemplo, a velocidade.
Deslocamento e distância total percorrida
O deslocamento é um exemplo de grandeza vetorial, enquanto a distância total percorrida é uma grandeza escalar. Vamos entender a diferença?
O deslocamento é a variação da posição do corpo ao longo do espaço, confuso?
Imagina um carro no da Rio-Santos, um tempo depois ele vai estar no , ainda na Rio-Santos,
Quanto ele se DESLOCOU?
certo? Como você fez essa conta?
Basta você subtrair o “valor” de cada posição para encontrar o deslocamento, mas vamos deixar isso um pouco melhor escrito.
A posição inicial é chamada de , aqui ela vale .
A posição, em algum momento aleatório, é chamada de , aqui ela vale .
Seu deslocamento vai ser a diferença das posições, que é:
Em Física, o de alguma grandeza significa a variação desta grandeza, lembre sempre disso.
Caso o carro fosse até o e depois voltasse para o. O seu deslocamento seria , enquanto a distância percorrida seria de .
Por que isso?
Deslocamento considera apenas a sua posição inicial e final, onde você estava e onde você vai estar. Distância percorrida é todo caminho que você percorreu, independente do sentido ou direção.
Deslocamento e distância total percorrida
Exercícios Resolvidos
Exercício Resolvido #1
Hugh D. Young e Roger A. Freedman, Física I – Mecânica, 10a ed. São Paulo: Addison Wesley, 2003, pp. 28 – 1.14.
Algumas vezes falamos de “um sentido para o tempo” que evolui do passado para o futuro. Isto significa que o tempo é uma grandeza vetorial? Explique seu raciocínio.
Passo 1
O tempo não é uma grandeza vetorial, e sim uma grandeza escalar. Para caracterizar um tempo, nós só precisamos de um número e de uma unidade. Para caracterizar um vetor, precisamos de três informações: módulo, sentido e direção.
Resposta
Exercício Resolvido #2
Hugh D. Young e Roger A. Freedman, Física I – Mecânica, 10a ed. São Paulo: Addison Wesley, 2003, pp. 28 – 1.15.
Os controladores de tráfego aéreo fornecem informações para os pilotos informando em que direção e sentido que eles devem voar. Estas instruções são chamadas de “vetores”. Se estas forem as únicas informações dadas aos pilotos, o nome “vetor” está sendo ou não usado corretamente? Explique por que sim ou por que não.
Passo 1
Não está sendo usado corretamente, mas por quê?
O que a gente sabe sobre vetor?
Assim, como o módulo não é passado para os pilotos, não deve-se falar que está sendo passado um vetor.
Quer ver outro jeito mais fácil? Nós vimos que deslocamento é um vetor, né? Agora imagina se eu falo pra você andar da esquerda para direita, de cima para baixo, mas não falo quanto você vai andar. O seu deslocamento não vai ter fim, não vai ter um tamanho definido, ou seja, não vai ser um vetor.
Resposta
Exercício Resolvido #3
Hugh D. Young e Roger A. Freedman, Física I – Mecânica, 10a ed. São Paulo: Addison Wesley, 2003, pp 28 – 1.17.
Com base no seu conhecimento sobre vetores, responda:
- Faz sentido afirmar que um vetor é negativo? Por quê?
- Faz sentido afirmar que um vetor é o negativo de outro? Por quê? Esta sua resposta contradiz o que afirmou na parte a)?
Passo 1
Alternativa a)
Não faz sentido, as coordenadas de um vetor podem ser negativas, porém um vetor sempre terá suas própria direção, sentido e módulo
Passo 2
Alternativa b)
Sim, porquê quando falamos que um vetor é negativo do outro, estamos falando que as coordenadas desse vetor são opostas ao vetor que está sendo comparado, que a orientação é oposta. Não contradiz pois são casos diferentes.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)