12.16P Uma esfera de densidade e raio submerge em um poço de água profundo. Devido ao empuxo da água sobre a esfera, sua densidade aparente (diferença entre as densidades da esfera e da água) é . A) Estime a velocidades termina da esfera. B) Estime o número de Reynolds correspondente à velocidade terminal. Sugestão: Suponha que o coeficiente de arraste seja , e verifique a suposição a posteriori.
Passo 1
Belezera galera, sabemos que a velocidade terminal vai ocorrer quando a força de atrito for igual a força que atua sobre o corpo, no nosso caso a força da gravidade, logo:
Nesse caso, obtemos a seguinte igualdade:
Onde é nossa querida velocidade terminal, enquanto é a densidade do meio onde a esfera está inserida, no caso a água. E por outro lado, a massa da esfera pode ser expressa como:
De forma que esse , devido ao empuxo, pode ser tratado como a densidade aparente , tal que podemos expressar a massa como:
Passo 2
Show de bolinhas, agora a área , pode ser expressa em termos do raio, tal que:
E juntando todas essas informações, obtemos que:
E se a gente isolar a velocidade terminal no meio dessa bagunça toda ai, vamos ter que:
Portanto, se a gente substituir pelas informações do enunciado, teremos que:
Isso é aproximadamente:
Passo 3
Belejóia, agora para calcular o número de Reynolds, usamos a fórmula:
Onde é a viscosidade da água dada por , enquanto é a dimensão típica de uma esfera dada pelo seu diâmetro . Sendo assim, o número de Reynolds será:
Logo, como , a aproximação para é aceitável.