Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 2- Ed: 12º - Capítulo 13.Exercício - Ex. 50
50. Desejamos suspender um aro fino usando um prego e fazer o aro executar uma oscilação completa com um ângulo pequeno a cada . Qual deve ser o valor do raio do aro?
Passo 1
Como o enunciado nos forneceu o período de oscilação e temos pequenas oscilações, podemos usar a fórmula do período para pequenas oscilações de um pêndulo físico, que é:
Nesse problema, vamos considerar que o centro de massa do aro como se fosse a bolinha do nosso pêndulo, então a distância do ponto que está preso até ele é igual ao raio, assim:
Temos que agora, resolver um problema, que é descobrir o momento de inércia, já que o momento de inércia que conhecemos para um aro é em relação a um eixo que passa pelo centro de massa e perpendicular ao aro.
Para achar esse cara, vamos utilizar o teorema dos eixos paralelos, que diz que o momento de inércia em relação a um eixo que não passa pelo centro de massa e é paralelo a um eixo no qual conheçamos o momento de inércia em relação a ele, é a soma do momento de inercia conhecido com o produto da massa do corpo que estamos analisando vezes a distância entre os eixos ao quadrado, em linguagem matemática, temos:
Só que no nosso caso a distância entre os eixos é igual ao raio já que o centro de massa se encontra no centro do aro, assim:
O momento de inercia conhecido, que é em relação ao eixo que passa pelo centro de massa, de um aro é:
Assim temos que:
Passo 2
Agora que temos tudo do que precisamos, vamos isolar o da equação do período.
Sabendo que , temos:
Passo 3
Agora que temos uma expressão final, vamos substituir os valores que conhecemos.
Temos que e que , assim:
Assim, temos que: