Movimento Harmônico Simples
Resumo
Fala aí! Bem vindo ao RespondeAí! Quando estudamos física, e avançamos para tópicos mais complexo em algum momento nos deparamos com os movimentos harmônicos, existem dois tipos, o MHS (movimento harmônico simples) e o MHA (movimento harmônico alternado).
Nessa página introdutória estaremos focados apenas no MHS, mas você pode aprender tudo que você precisa para mandar bem na sua matéria de Física na faculdade na nossa área exclusiva para nossos assinantes, inclusive exercícios resolvidos e vídeos de MHS e MHA.
Movimento Harmônico Simples
O movimento harmônico é um tipo de movimento oscilatório, ou seja, ele possui características que se repetem ao longo do tempo.
Existem vários tipos de sistemas diferentes que utilizam como modelo as equações de MHS, como por exemplo, o oscilador massa-mola, ou o pêndulo simples.
Por ser uma função oscilatória as equações que melhor representam os sistemas com movimento harmônico simples, são as equações trigonométricas de
A equação da posição no MHS é dada por:
A equação da velocidade no MHS é dada por:
E a equação da aceleração:
É difícil de perceber mas assim como vimos quando estudamos
No nosso site na área de MHS e MHA você vê também como se comporta a Energia nesses sistemas, como os MHS se comportam com colisões, e muito mais sobre os diferentes tipos de sistemas que podem ser modelados pelo movimento harmônico simples e pelo movimento harmônico alternado.
Acompanhe nosso vídeo de teoria sobre Movimento Harmônico Simples e Movimento Harmônico Alternado, onde mostramos os gráficos e algumas características desses movimentos:
E fique aqui em baixo com nosso Raio-X, onde você consegue acompanhar todos os tópicos que fazem parte do assunto de MHS e MHA em Física no RespondeAí!