Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 4- Ed: 12º - Capítulo 37.Problemas - Ex. 63
63. Uma partícula de massa acelerada por uma força constante , de acordo com a mecânica newtoniana, deve continuar a ser acelerada indefinidamente. Ou seja. Quando . Mostre que, de acordo com a mecânica relativística, a velocidade da partícula tende a quando (Nota: uma integral útil é .)
Passo 1
Então pessoal, para conseguirmos mostrar o que o enunciado pede teremos que usar a equação que nos dá a segunda lei de Newton na forma relativística, no caso a equação , dada por:
E lembrando que:
Vamos a parti dessas duas informações mostrar a afirmação do enunciado. Só pela nota do enunciado você pode perceber que vai rolar umas integrais e por conta de como definimos .
Passo 2
Então temos o seguinte:
Separando o que tem para um lado e o que tem para o outro, ficamos com:
Passo 3
Agora vamos pegar a expressão que encontramos no passo e integrar a parte da velocidade de até uma velocidade qualquer e de até um tempo qualquer, assim:
Se você reparar, a integral do lado esquerdo está bem parecida com a integral fornecida pelo enunciado, para ela ficar igual e termos um resultado rápido, vamos fazer a seguinte substituição:
E nossos limites de integração ficam e .
Então nossa integral fica assim:
Então resolvendo essas integrais temos:
Passo 4
Agora vamos pegar o resultado que encontramos no passo anterior e isolar , pois assim encontraremos uma função e poderemos avaliá-la em .
Vamos lá.
Vamos elevar os dois lados ao quadrado primeiro para nos livrarmos dessa raiz, assim:
Deixando tudo que tem de um lado, temos:
Tirando a raiz quadrada, temos:
Então simplificando, temos;
Passo 5
Agora se pegarmos a função que achamos para e fazer , temos que:
Então ficamos com:
Resposta
Para
Temos