Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 9.3 - Ex. 31
9.31 Os ciclos de rotação de uma máquina de lavar possuem duas velocidades angulares, 423 rev/min e 640 rev/min. O diâmetro interno do tambor é igual a 0,470 m. a) Qual é a razão entre a força radial máxima sobre a roupa, quando a velocidade angular é máxima, e a força radial, quando a velocidade angular é mínima? b) Qual é a razão da velocidade tangencial máxima da roupa quando a velocidade angular é máxima e quando a velocidade angular é mínima? c) Calcule, em função de g, a velocidade tangencial máxima da roupa e a aceleração radial máxima.
Passo 1
De inicio devemos ter em mente que a força radial que a máquina exerce sobre as roupas será:
Pelo enunciado, nos é dito que os ciclos de rotação possuem:
Os valores de massa e raio permanecem os memos durante os ciclos. Sendo assim, o que definirá uma força radial ser máxima ou mínima serão as velocidades radiais:
Portanto a razão entre essas forças, procurada no item a), será:
Podemos perceber que as massas m e os raios r se cancelam. Então chegaremos em uma expressão final e após substituir os valores, encontraremos a razão desejada:
Atenção menines! Não é necessário convertermos as unidades de velocidades angulares de rev/min para rad/s, uma vez que a razão é admensional!
Passo 2
No item b) nos é pedido a razão entre a velocidade tangencial máxima e a velocidade tangencial mínima. Ambas as velocidades tangenciais dependem de suas respectivas velocidades angulares:
Logo,
De novo! Não é necessário convertermos as unidades de velocidades angulares de ver/min para rad/s, uma vez que a razão é admensional!
Passo 3
Agora, para resolver o item c) precisamos converter os valores de ver/min para rad/s, pois precisamos encontrar o valor da velocidade tangencial. Portanto:
Já que o diâmetro é 0,470 m o raio será r = 0,235 m.
Como mencionado nos passos anteriores a velocidade tangencial máxima será dada por:
A aceleração radial máxima será dada por:
Portanto, encontraremos
O que dará aproximadamente
Mas o item pede a em função de g = 9,8 m/s² não é mesmo?
Portanto pode ser reescrita como:
Resposta
a)
b)
c)