Exercícios de Movimento Retilíneo + Movimento Circular - Lista de Exercícios Resolvida
Questão 1
Um menino faz uma pedra descrever uma circunferência horizontal com 1,5m de raio 2,0m acima do chão. A corda se parte e a pedra é arremessada horizontalmente, chegando ao solo depois de percorrer uma distância horizontal de 10m. Qual era o módulo da aceleração centrípeta da pedra durante o movimento circular?
Ver solução completaQuestão 2
Uma parícula que realizava uma trajetória circular de raio 5m com velocidade tangencial a trajetória de 20m/s é lançada horizontalmente ao fim desse movimento. Calcule a aceleração centrípeta e a distância horizontal da partícula sabendo que o seu tempo de vôo foi 10s. Considere
Ver solução completaQuestão 3
Uma partícula faz uma trajetória circular de raio 5m com aceleração centrípeta de Imediatamente ao sair do movimento circular, essa partícula é arremessada horizontalmente, chegando ao solo depois de percorrer uma distância horizontal de 63m. Qual foi o tempo de vôo da partícula e a altura em que ela foi lançada?
Considere
Ver solução completaQuestão 4
Uma criança em um carrossel que realiza um movimento circular uniforme com 3,0m de raio e 1,25m acima do chão lança horizontalmente (com velocidade inicial na vertical sendo nula) um brinquedo que estava em sua mão para fora do carrossel, chegando ao solo depois de percorrer uma distância horizontal de 20m. Qual era o módulo da aceleração centrípeta da pedra durante o movimento circular?
Considere
Ver solução completaQuestão 5
Em um jogo olímpico, um atleta em cima de um prédio lança um disco fazendo uma trajetória circular de raio 2m com velocidade tangencial a trajetória de 4m/s. Calcule a aceleração centrípeta do disco, a distância horizontal que o disco alcançou e a altura que o atleta lançou o disco sabendo que o tempo de vôo do disco foi de 2s.
Considere
Ver solução completaQuestão 6
Um ioiô faz uma trajetória circular de raio 1m com aceleração centrípeta de A corda do ioiô se rompe e ele é arremessado horizontalmente, chegando ao solo depois de percorrer uma distância horizontal de 24m. Qual foi o tempo de vôo do ioiô e a altura em que ela foi lançada?
Considere
Ver solução completaQuestão 7
A peça de uma máquina tem o formato de uma esfera maciça e uniforme com massa de e o diâmetro de . Ela está girando em torno de um eixo com atrito desprezível que passa pelo seu centro, mas em um ponto no seu equador ela está roçando contra uma parte metálica, resultando em uma força de atrito de neste ponto.
Quanto tempo levará para a velocidade escalar rotacional ser reduzida em ?
Ver solução completaQuestão 8
Q - Uma esfera oca de raio movimenta-se sobre uma superfície horizontal rugosa com velocidade e velocidade angular inicial . Após quanto tempo, em segundos, contado a partir do início do movimento, a esfera começa a rodar sem deslizar?
Ver solução completaQuestão 9
Q - Uma esfera oca de raio movimenta-se sobre uma superfície horizontal rugosa com velocidade e velocidade angular inicial . Após quanto tempo, em segundos, contado a partir do início do movimento, a esfera começa a rodar sem deslizar?
Ver solução completaQuestão 10
Q - Um cilindro de raio rola sem deslizar sobre uma superfície horizontal, como mostra a figura. Partindo do repouso , o cilindro inicia seu movimento com aceleração angular constante . A distância percorrida pelo centro de massa do cilindro desde o início do movimento até , em metros, é:
Ver solução completaQuestão 11
(Cap 10.5 - Ex 27) Um método tradicional para medir a velocidade da luz utiliza uma roda dentada giratória. Um feixe de luz passa pelo espaço entre dois dentes situados na borda da roda, como na Fig. 10-31, viaja até um espelho distante e chega de volta à roda exatamente a tempo de passar pelo espaço seguinte entre dois dentes. Uma dessas rodas tem de raio e espaços entre dentes. Medidas realizadas quando o espelho está a uma distância da roda fornecem o valor de para a velocidade da luz.
a) Qual é a velocidade angular (constante) da roda?
b) Qual é a velocidade linear de um ponto da borda da roda?
Ver solução completaQuestão 12
(Cap 10 – Ex 49) No inicio de um salto de trampolin, a velocidade angular de uma mergulhadora em relação a um eixo que passa pelo centro de massa varia de zero a em . Seu momento de inércia em relação ao mesmo eixo é de . Durante o salto, quais os módulos
a) da aceleração angular média da mergulhadora e
b) do torque externo médio exercido pelo trampolim sobre a mergulhadora?
Ver solução completaQuestão 13
A figura abaixo representa um disco homogêneo e uniforme, de espessura desprezível, e raio R. O disco gira no sentido horário em torno do seu eixo de simetria, com velocidade angular constante de módulo , e cai sob a ação do campo gravitacional próximo à superfície da Terra, mantendo-se sempre num mesmo plano vertical.
Sabendo-se que a aceleração do centro de massa do disco é igual a , a aceleração da gravidade, pode-se concluir que o módulo da aceleração do ponto P localizado na borda do disco, mostrado na figura, é: