Acorreia de uma máquina de lavar a vácuo é enrolada ligando um eixo de raio igual a 0,45 cm com uma roda de raio igual a 2,0cm. O arranjo envolvendo a correia, o eixo e a roda é semelhante ao descrito na Figura 9.14 envolvendo a corrente e as rodas dentadas de uma bicicleta. O motor faz o eixo girar com 60,0 rev/s e a correia faz a roda girar, que por sua vez está ligada a outro eixo que empurra a sujeira para fora do tapete que está sendo lavado a vácuo. Suponha que a correia não deslize nem sobre o eixo nem sobre a roda. a) Qual é a velocidade de um ponto sobre a correia? b) Qual é a velocidade angular da roda em rad/s?
Passo 1
E aí, galerinha!
Nesse problema temos uma maquina com duas rodas e uma correia envolvendo entre elas.
Todos os pontos do cinto se movem com a mesma velocidade. Como o cinto não escorrega, a velocidade do o cinto é igual à velocidade de um ponto no aro do eixo e no aro da roda, e essas velocidades são relacionadas à velocidade angular de cada objeto circular por .
Ilustrando a situação, temos que:
Veja só!
Passo 2
- Então, para sabermos a velocidade angular de um ponto sobre a correia, fazemos:
- Se a velocidade é igual em todos os pontos, temos que:
Sabemos que
E que
Assim:
Passo 3
Dessa forma,
Como queremos , vamos isola-lo:
A roda tem um raio maior que o eixo, então gira mais devagar para ter a mesma velocidade tangencial nos pontos na borda.
E aí! Entendeu tudo? Responde Aí!