Um astronauta em órbita da Terra segura nas mãos duas bolas com aparências externas idênticas. Entretanto, uma delas é oca, enquanto a outra é recheada com chumbo. Como pode o astronauta determinar qual das bolas é oca? Não é permitido furar ou cortar a bola.
Passo 1
Se o astronauta estivesse na Terra, o simples fato de segurar as bolas já seria suficiente para determinar qual é qual, pois obviamente a esfera recheada com chumbo iria parecer mais “pesada”. No espaço não é possível determinar um peso de um objeto simplesmente segurando-o. Isso ocorre, pois no espaço tudo parece “flutuar” (um comentário sobre tal fato: muita gente acha que o motivo dos objetos flutuarem no espaço é a ausência de gravidade. Tal pensando é redondamente errado! Há gravidade sim, embora seja mais fraca do que a sentida aqui na superfície da Terra. É justamente essa gravidade que mantém a nave girando ao redor da Terra. Na verdade, o que acontece, é que se tem a sensação de ausência de peso, pois tudo (a nave e tudo que está em seu interior) está “caindo” com a mesma aceleração, de modo que não há compressão entre as superfícies, dando a sensação de ausência total de peso).
Passo 2
O que o astronauta poderia fazer seria simplesmente atirar horizontalmente (ou em qualquer direção que desejasse). A 2° Lei de Newton continua válida:
Assim, supondo que atiramos as duas bolas com a mesma força, aquela que ganhasse a maior aceleração seria a bola recheada com chumbo. Simples, não?!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)