Um balanço improvisado foi construído amarrando as duas extremidades de uma corda no galho de uma árvore. Uma criança está sentada no meio com os dois trechos da corda na vertical, quando o pai da criança a empurra com uma força horizontal, deslocando-a para um lado. Imediatamente antes de a criança ser liberada a partir do repouso, a corda faz um ângulo de 15 ° com a vertical e a tensão da corda é 280   N . (a) Quanto pesa a criança? (b) Qual é o módulo da força (horizontal) que o pai exerce sobre a criança imediatamente antes de liberá-la? (c) Se a força máxima que o pai pode exercer sobre a criança é 93   N , qual é o maior ângulo com a vertical que a corda pode fazer enquanto o pai empurra horizontalmente a criança?

Passo 1

Vamos começar com um desenho da situação. Nesse desenho, já vamos decompor a força de tração na corda em duas componentes: T y e T x :

E agora nós podemos escrever as equações de equilíbrio desse sistema em cada uma das direções:

∑ F x = T sen ⁡ 15 ° - F p a i = 0

∑ F y = T cos ⁡ 15 ° - P = 0

Passo 2

(a) Nosso primeiro objetivo é encontrar o peso P da criança, sabendo que o ângulo de 15 ° está associado a uma tensão de 280   N na corda. Então, se substituirmos na segunda equação do nosso sistema:

T cos ⁡ 15 ° - P = 0

P = 280 cos ⁡ 15 ° ≅ 270   N

Passo 3

(b) Agora que conhecemos T e P , queremos calcular o módulo F p a i da força que o pai exerce sobre a criança antes de liberá-la. Vamos olhar de novo para o nosso sistema:

F p a i = T sen ⁡ 15 ° P = T cos ⁡ 15 °

Podemos dividir a primeira equação pela segunda para encontrar o seguinte:

tan ⁡ 15 ° = F p a i P

F p a i = 270 tan ⁡ 15 °

F p a i ≅ 72   N

Passo 4

(c) Finalmente ,queremos saber qual seria o ângulo formado pela corda com a horizontal no caso em que F p a i = 93   N .

Então vamos reescrever nosso sistema colocando θ no lugar dos 15 ° , e substituindo os outros valores numéricos:

93 = T sen ⁡ θ 270 = T cos ⁡ θ

Precisamos eliminar a variável T , então vamos dividir a primeira equação pela segunda:

tan ⁡ θ = 93 270

θ = arctan ⁡ 93 270 = 19 °

Resposta

(a) P = 270   N .

(b) F p a i = 72   N .

(c) θ = 19 ° .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma placa de massa M, com a forma de um triângulo equilátero, está suspensa por um de seus vértices, e uma massa m está suspensa no outro vértice. Se a base do triângulo forma um ângulo de 6,0° cm a h
No sistema representado na figura, calcule as tensões nas cordas A e B e a compressão na viga C, desprezando as massas da viga e das cordas.
Um acrobata de 60 kg se equilibra no centro de uma corda bamba de 20m de comprimento. O centro desceu de 30 cm em relação às extremidades, presas em suportes fixos. Qual é a tensão em cada metade da c
O sistema representado na figura está em equilíbrio. Determine as tensões nos fios 1, 2 e 3 e o valor do ângulo θ .
O sistema representado na figura está em equilíbrio. Desprezando as massas dos fios e das polias P 1eP 2 , calcule os ângulos θ 1eθ 2 .