Um balão cheio de gás hélio está preso a uma corda leve dentro de um carro em repouso. A outra ponta da corda é presa ao piso do carro, de modo que o balão puxa a corda vertical. O carro agora acelera para a frente. O balão se move? Se sim, ele se move para a frente ou para trás? Justifique seu raciocínio com relação ao empuxo. (Se tiver chance, tente fazer essa experiência - mas com outra pessoa dirigindo!)
Passo 1
Fala galera, bora lá! Para resolvermos este problema vamos utilizar do nosso conhecimento sobre empuxo, descrito na seção 14.3 deste capítulo. O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo e possui sentido oposto à força.
Passo 2
Sim, o balão se move. O movimento do balão é para frente, isso se explica porque o ar é mais pesado que o gás hélio e quando o carro acelera, o ar é empurrado para trás, fazendo uma comparação, a mesma coisa acontece com as pessoas e os pêndulos. O ar tem uma maior dificuldade de sair da inércia do que o gás hélio, por esse motivo o gás hélio acompanha a aceleração do veículo, sendo o empuxo maior que a força resultante.
Resposta
Sim, o balão se move.