Uma forma de identificar se um ovo está cozido ou não sem quebrá-lo, é colocar o ovo sobre uma superfície horizontal rígida e tentar girá-lo. Um ovo cozido vai girar com facilidade, contrariamente ao caso de um ovo cru. No entanto, uma vez girando, o ovo cru pode fazer algo incomum: se você o pára com o dedo, ele pode recomeçar a girar. Explique a diferença no comportamento para os dois tipos de ovos.
Passo 1
Quando o ovo está cru, a clara e a gema tem bastante liberdade para se mover dentro da casca, como se fossem água no interior de uma bexiga.
Quando o ovo está cozido, essa liberdade é muito reduzida, e o interior do ovo passa a acompanhar o movimento da casca.
Quando você girar o ovo cru, existe uma dificuldade um pouco maior para fazê-lo girar, pois é preciso algum tempo para que a clara e a gema comecem a girar junto com a casca.
Da mesma forma, quando você para o ovo com o dedo, você encerra o movimento da casca, mas a clara e a gema continuam girando no seu interior por algum tempo.
Assim que você tira o dedo, o movimento delas começa a ser “transferido” para a casca novamente, e o ovo inteiro estará rodando em breve.
Resposta
No ovo cru, a clara e a gema estão relativamente livres para se mover no interior da casca.