Um bloco de 2,00 k g está pendurado em uma mola. Quando um corpo e 300 g é pendurado no bloco, a mola sofre uma distensão adicional de 2,00 c m . (a) Qual é a constante elástica da mola? (b) Determine o período do movimento se o corpo de 300 g é removido e o bloco é posto para oscilar.

Passo 1

Show de bolinhas pessoal, temos que ao adicionar um corpo de 300   g ao bloco pendurado, a mola se deforma um valor x = 2,00   cm = 0,02   m , gerando uma força elástica dada como:

F e l = k x

E como nesse ponto o sistema volta ao equilíbrio, temos que a força elástica é grande o suficiente para superar a força peso, tal que:

P = m g

F e l = P

Logo:

k x = m g

Sendo assim, o valor da constante elástica será:

k = m g x

Portanto, substituindo os valores que o enunciado fornece pra gente, obtemos que:

k = 0,300   kg 9,8 m / s 2 0,02   m

k = 147 N / m

Passo 2

Belezoca, agora na letra (b), com m = 2,00   kg o período fica assim:

T = 2 π m k

Logo:

T = 2 π 2 147

T = 0,733   s

Resposta

(a) k = 147 N / m

(b) T = 0,733   s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Desenvolva a equação diferencial para pequenas oscilações do pêndulo sob a ação das molas e determine o período τ . A posição de equilíbrio é vertical como indicada. A massa da haste é desprezível.
Determine a frequência natural f n para pequenas oscilações no plano vertical em torno do mancal O para o disco semicircular de raio r .
A placa quadrada fina está suspensa por uma cavidade (não mostrada) que se encaixa na pequena esfera de fixação em O . Se a placa é levada a oscilar em torno do eixo A - A , determine o período para p
Se a placa quadrada do Prob. 8/80 é levada a oscilar em torno do eixo B - B , determine o período para pequenas oscilações.Imagem do Prob. 8/80:
O anel circular de raio r está suspenso a partir de uma cavidade (não mostrada) que se encaixa na pequena esfera de fixação em O . Determine a razão R entre o período para pequenas oscilações em torno