Uma bomba de massa e rapidez explode e se parte em dois fragmentos iguais. Se a bomba estava se movendo horizontalmente em relação à Terra, e um dos fragmentos está, em seguida à explosão, se movendo verticalmente para cima com rapidez , determine a velocidade do outro fragmento imediatamente após a explosão.
Passo 1
Oláaaa, cê tá bem?
Então, a gente tem uma bomba que se divide em duas partes.
Para começar, vamos definir como sentido positivo do eixo , o sentido da bomba ligeiramente antes da explosão. Nosso esqueminha:
Temos dois momentos. Na situação inicial (1), temos a bomba de massa com rapidez na direção positiva de , então sua velocidade é:
E depois, no segundo momento (2), temos um fragmento de massa (já que a bomba se divide em duas), com rapidez para cima. Logo a velocidade dele é
E nesse mesmo momento temos também um segundo fragmento de massa . Mas não sabemos sua velocidade. É exatamente isso que o enunciado nos pergunta! Então vamos descobrir . Bora!
Passo 2
Temos dois momentos, a massa e as velocidades das partículas. Isso é uma super dica para a gente aplicar a conservação de momento linear para relacionar as massas dos fragmentos com suas respectivas velocidades:
O momento linear é dado pelo produto entre velocidade da partícula e massa. é o momento da bomba só, e vale:
é a soma dos momentos dos dois fragmentos (o momento total da segunda situação):
Substituindo as expressões que temos para essas velocidades até agora:
Substituindo e na nossa equação da conservação:
Onde é a velocidade pedida do nosso fragmento.
Passo 3
Somando vetorialmente membro a membro e cancelando as massas , encontramos que:
Isolando
Resposta
A velocidade do segundo fragmento da bomba era: