Um capacitor C inicialmente descarregado é carregado totalmente por uma fonte de força eletromotriz constante ligada em série com um resistor R. (a) Mostre que a energia final armazenada no capacitor é igual à metade da energia fornecida pela fonte. (b) Integrando o produto no intervalo de carga, mostre que a energia térmica dissipada pelo resistor também é igual à metade da energia fornecida pela fonte.
Passo 1
Olá, meu nobre amigo. Yuri aqui e estarei te ajudando a resolver essa atividade.
Aqui temos um exercício onde um capacitor é descarregado e está ligado a uma resistência R em série.
Passo 2
(a) Para provar que a energia final armazenada no capacitor é igual à metade da energia fornecida pela fonte de força eletromotriz (fem) em um circuito RC, primeiro escreveremos uma equação para a energia armazenada no capacitor:
Sabendo que a carga no capacitor é dada por:
Vamos verificar o que acontece quando a carga tende para infinito (o que equivale a um capacitor totalmente carregado):
Passo 3
Agora que encontramos o valor limite da carga conforme o tempo tende para infinito, vamos substituí-lo na equação para encontrar o valor limite da energia armazenada no capacitor conforme o tempo tende para infinito:
Portanto, a energia final armazenada no capacitor, conforme o tempo tende para infinito, é igual à metade da energia fornecida pela fonte de força eletromotriz (fem) em um circuito RC.
Passo 4
(b) Sabemos que a saída infinitesimal de energia da fonte de força eletromotriz (fem) é igual à sua potência multiplicada pela mudança infinitesimal no tempo :
Resposta
Veja o desenvolvimento.