Se a carga em um condutor esférico isolado é duplicada, sua autocapacitância (a) dobra, (b) cai à metade, (c) permanece a mesma?

Passo 1

Falaaa galera, tudo tranquilo?

Então, lembre-se que a expressão para a capacitância é dada por:

C = 4 π ε 0 R

onde R é o raio do capacitor esférico. Notemos que C não depende de Q , de modo que alterar a carga não alterna em nada o valor da capacitância.

Passo 2

Observação: se você analisar a expressão

C = Q V

poderia chegar a conclusão de que C dobra ao dobrarmos Q . Porém, o que ocorre é que V também dobra, de modo a manter C constante.

Resposta

Permanece a mesma.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Resolvendo-se a Eq. 27-9 para eq. vemos que sua unidade SI é o farad por metro. Mostre que esta unidade é equivalente àquela obtida anteriormente para en. ou seja. coulomb’- por newton-metro:
Partículas de poeira carregadas no espaço interestelar, todas de mesma massa, e cada uma com excesso de elétrons, formam uma nuvem esférica, estável e uniforme. Determine a massa de cada partícula.
Uma casca esférica metálica, fina, descarregada tem em seu centro uma carga pontual q . Usando a Lei de Gauss, determine as expressões para o campo elfetrico ( a ) no interior da ca:ca e ( b ) no exte
A região esférica arb tem carga por unidade de volume ρ = A / r , onde A é uma constante. No centro ( r = 0 ) da cavidade envolvida pela esfera, existe uma carga pontual q . Qual deveria ser o valor d
Uma região esférica tem carga uniforme por unidade de volume ρ . Seja r → o vetor do centro da esfera até um ponto genérico P dentro desta. (a) Mostre que o campo elétrico c m P é dado por E → = ρ r →