Carlos corre com velocidade v → = ( 5,0   m / s ,   25 °   n o r d e s t e ) durante 10 minutos. A que distância ao norte de seu ponto de partida Carlos terminará?

Passo 1

Carlos será representado como uma partícula e o modelo de partícula será usado para movimento sob equações cinéticas de aceleração constante.

Nós conhecemos: r → 0 = 0 t 0 = 0 v → 0 = 5 m s     25 °   n o r t e   d o   l e s t e v → 1 = v → 0 t 1 = 600 s e queremos encontrar r 1 .

Passo 2

Carlos corre em velocidade constante sem mudar de direção. A distância total que ele percorre é encontrada na cinemática:

r 1 = r 0 v 0 ∆ t = 0 m + 5 m s 600 s = 3000 m

Esse deslocamento fica ao norte do leste, ou θ   =   25   ° do e i x o   +   x . Assim, a posição r → 1 torna-se

r → 1 = ( 3000   m ) ( c o s 25 °   i ^ + s e n   25 °   j ^ ) = 2,7   k m     i ^ + 1,27   k m j ^

Ou seja, Carlos termina 1,27   k m ao norte de sua posição inicial.

Passo 3

A escolha do nosso sistema de coordenadas é tal que o componente x do deslocamento é ao longo do leste e o componente y está ao longo do norte. O deslocamento de 3,0   k m é razoável para Carlos correr em 10 minutos se ele é um atleta.

Resposta

1,27   k m ao norte de sua posição inicial

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ouvindo o ruído de uma serpente, você faz dois deslocamentos rápidos com módulos de 1,8 m e 2,4 m. Usando diagramas (aproximadamente em escala), mostre como esses deslocamentos deveriam ser efetuados
Aterrissagem de emergência. Um avião parte do aeroporto de Galisteo e voa a 170 km, a 68º do leste para o norte e depois muda de direção, passando a voar a 230 km e 48º do sul para o leste, fazendo na
1.72 b) Ache o módulo e a direção do vetorS → = C → - A → - B → . Desenhe um diagrama para mostrar como S → é formado com esses três vetores.
Você deseja programar o movimento do braço de um robô em uma linha de montagem para se mover no plano xy. Seu primeiro deslocamento é A → ; seu segundo deslocamento é B → , cujo módulo é igual a 6,40
Para os vetores indicados na Figura 1.27, a) ache o módulo, a direção e o sentido do produto vetorial A → × B → ; b) ache o módulo, a direção e o sentido do produto vetorial B → × A →