Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 5.1 - Ex. 10
Um carro de está seguro por um cabo leve, sobre uma rampa muito lisa (sem atrito), como indicado na Figura . O cabo forma um ângulo de sobre a superfície da rampa, e a rampa ergue-se acima da horizontal.
a) Desenhe um diagrama do corpo livre para o carro.
b) Ache a tensão no cabo.
c) Com que intensidade a superfície da rampa empurra o carro?
Passo 1
Fala galera! Beleza?! Bora resolver essa questão!
Nós temos um carro de que está sendo segurado por um cabo, sobre uma rampa sem atrito. Esse cabo forma um ângulo de sobre a superfície da rampa e rampa ergue-se acima da horizontal.
Como todos esses dados, nós queremos encontrar o diagrama de corpo livre (DCL) do carro, a tensão no cabo e a intensidade da força que a superfície da rampa exerce sobre o carro.
Para isso, vamos considerar que todo sistema está em equilíbrio e usar a segunda lei de Newton para determinar os valores das forças.
Vamos lá!
Passo 2
(a) Sobre o carro estão agindo três forças:
- A força peso vertical para baixo. Em relação ao eixo de coordenadas paralelo à rampa, a força peso está deslocada em por causa da inclinação da rampa;
- A força normal perpendicular à superfície de apoio (nesse caso, à rampa);
- A força de tração do cabo .
Fazendo o diagrama utilizando um eixo horizontal paralelo à rampa temos:
A força representada em laranja é a força normal , a força em verde é a força peso e os vetores verdes pontilhados representam suas componentes. E em vermelho está representado o vetor força de tensão no cabo . Também em pontilhado estão suas componentes.
Passo 3
(b) Todo sistema está em equilíbrio, então para determinar a tensão no cabo podemos aplicar a segunda lei de Newton ao longo do eixo horizontal:
Pela figura do DCL, conseguimos ver que e , então:
Isolando :
Como , no nosso carro temos :
Portanto,
Passo 4
(c) E a força que a superfície faz no carro é a força normal . Aplicando a segunda lei no eixo vertical teremos:
Pela figura do DCL, conseguimos ver que e , então:
Como já vimos o valor de e também podemos calcular :
Valeu, galera! Até a próxima! 😉
Resposta
a)
b)
c)