Um circuito em série com uma indutância de , uma capacitância de e uma resistência de é alimentado por uma fonte de tensão ac idela que tem de fem pico. Determine (a) a frequência de ressonância e (b) a corrente quadrática média na ressonância. Quando a frequência é , determine (c) as reatâncias capacitivas e indutivas, (d) a impedância, (e) a corrente quadrática média e (f) o ângulo de fase.
Passo 1
Opa galera, tudo certinho com vocês? Bora cair pra cima da questão! Dando um panorama geral, podemos usar a relação de para encontrar a frequência de ressonância do circuito. para encontrar a corrente rms do circuito em ressonância, e as formulas de reatância para calcularmos os outros itens. Vamo lá!
Passo 2
No item (a), já temos que de cara expressar a ressonância do circuito em termos de e , então usando a formula que citei no passo 1, temos:
Aplicando os valores numéricos:
(b)Para acharmos essa corrente, relacionaremos o rms com o que ele nos dá, que é a fem de pico, logo:
Passo 3
Calculando essas (c) reatâncias não tem grilo né gente!? Vamos de formulinha salva-vidas! Lembrando que o .
Para a (d)impedância nos termos das reatâncias, vamos pegar os resultados do item (c) e calcular :
Passo 4
Agora vamos achar (e) a corrente rms e para a impedância do circuito. Nada demais hein gente, usaremos o que fizemos no item (b), agora para a impedância no lugar de resistência.
E gente, para finalizar vamos encontrar o tão famoso ângulo de fase . (f) ele é dado por:
Aplicando os valores numéricos: