Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 8.Problemas - Ex. 107
O coeficiente de restituição de uma colisão frontal é definido como a razão entre a velocidade relativa depois da colisão e a velocidade relativa antes da colisão. a) Qual é o valor de para uma colisão completamente inelástica? b) Qual é o valor de para uma colisão elástica? c) Uma bola é largada de uma altura h sobre uma superfície estacionária e retorna até uma altura . Mostre que . d) Uma bola de basquete enchida com a pressão apropriada possui um coeficiente de restituição igual a 0,85. Se essa bola é largada de uma altura de 1,2 m acima de um piso de madeira até que altura ela retorna? e) Quando a bola é rebatida depois da primeira colisão com o solo, a altura atingida é . Supondo que seja constante, mostre que a altura atingida quando a bola é rebatida depois de n colisões com o solo é dada por . f) Supondo que seja constante, qual a altura atingida por uma bola de basquete enchida com a pressão apropriada e largada de uma altura de 1,2 m?
Passo 1
O enunciado nos fala sobre o coeficiente de restituição elástica e nos dá diferentes casos onde o mesmo é visto para descobrirmos qual o seu valor. Iremos usar as informações sobre o coeficiente de restituição além da função horaria do movimento para uma queda livre e da conservação de energia.
Passo 2
- Temos que em uma colisão totalmente inelástica, as duas partículas que estão se chocando praticamente se “fundem”, não sendo mais duas partículas, mas agora apenas uma. Dessa forma, temos que a velocidade relativa entre elas depois da colisão é zero, logo:
- Para o caso de uma colisão totalmente elástica, temos que após a colisão as partículas voltam com o módulo da velocidade igual ao antes de colidirem, portanto:
- Usando conservação de energia nos pontos em que é solta ao atingir o solo, temos que, para antes de quicar a primeira vez, a energia é dada por:
- Manipulando o resultado que chegamos na alternativa anterior, temos que a nova altura depois de quicar a primeira vez será:
- Temos que, pela equação que chegamos na alternativa anterior, a altura é dada por:
Passo 3
Passo 4
Porém, temos que quando a bola é solta sua velocidade é zero e quando a mesma atinge o solo a altura é zero, então temos que:
Depois da esfera quicar a primeira vez, temos que ela chegará em uma altura diferente da anterior. Assim, pela mesma relação, chegamos que:
Como , temos que:
Passo 5
Passo 6
Para a próxima vez que a bola quicar, teremos que
E para a próxima, teremos a seguinte relação:
Assim, para o n-ésimo termo, teremos que:
Passo 7
Resposta
- 0
- 1