Considere o elétron e a força F do Exemplo 7.13 (Seção 7.4). a) O elétron se desloca do ponto (0,0) ao ponto (L,L) seguindo o percurso ao longo de uma linha reta do ponto (0,0) ao ponto (0,L) e a seguir ao longo de uma linha reta do ponto (0,L) ao ponto (L,L). Qual é o trabalho realizado pela força F nesse deslocamento? b) O elétron se desloca do ponto (0,0) ao ponto (L,L) seguindo percurso ao longo de uma linha reta do ponto (0,0) ao ponto (L,0) e a seguir ao longo de uma linha reta do ponto (L,0) ao ponto (L,L). Qual é o trabalho realizado pela força F nesse deslocamento? c) O elétron se desloca do ponto (0,0) ao ponto (L,L) seguindo a linha reta que une o ponto (0,0) com o ponto (L,L). Qual o trabalho realizado pela força F nesse deslocamento? d) Compare suas respostas dos itens (a), (b) e (c) e explique os resultados desta comparação.
Passo 1
Beleza pessoal?! Espero que esteja tudo bem com meu os herdeiros de Newton. Vamos dar início a mais uma resolução com o padrão de qualidade do Responde aí, então pegue seu lápis, caderno e café e vamos nessa!!!
Neste problema é necessário calcular o trabalho realizado pela força F⃗=C⋅x⋅j⃗
sobre um elétron que se move ao longo do caminho que podemos ver na figura abaixo. O trabalho é definido como o produto escalar da força pelo vetor deslocamento.
a) O elétron viaja do ponto (0,0) ao ponto (L,L) ao longo da linha reta de (0,0) a (0,L) e depois ao longo da linha reta de (0,L) até (L,L), veja a imagem abaixo. O trabalho total realizado é a soma dos trabalhos ao longo de cada caminho (W1+W2).
O trabalho total é então:
Passo 2
b) O elétron viaja do ponto (0,0) ao ponto (L,L) ao longo da linha reta de (0,0) a (L,0) e depois ao longo da linha reta de (L,0) até (L,L), veja a imagem abaixo. O trabalho total realizado é a soma dos trabalhos ao longo de cada caminho (W1+W2).
c) O elétron viaja do ponto (0,0) ao ponto (L,L) ao longo da linha reta de (0,0) a (L,L), veja a imagem abaixo, o trabalho total feito no elétron é:
Passo 3
d) O trabalho total depende do caminho percorrido pelo elétron, então podemos concluir que a força não é conservativa.
Resposta
- 0J
- CL²J