Uma corda leve está amarrada a um bloco com massa de 4,0   k g , que está em repouso sobre uma superfície horizontal e sem atrito. A corda horizontal passa por uma polia sem atrito e sem massa, e um bloco com massa m está suspenso na outra ponta. Quando os blocos são soltos, a tensão na corda é de 10,0   N .

a) Desenhe dois diagramas do corpo livre, um para o bloco de 4,0 k g e outro para o bloco com massa   m .

b) Qual é a aceleração de cada bloco?

c) Ache a massa m do bloco suspenso.

d) Como a tensão se relaciona com o peso do bloco suspenso?

Passo 1

Fala galera! Beleza?! Bora resolver essa questão!

O enunciado nos diz que um bloco de massa 4   k g está amarrado a uma extremidade de uma corda, repousando sobre uma superfície horizontal sem atrito. Essa corda passa por uma polia e tem um outro bloco de massa m suspenso na outra ponta. Quando esses blocos são soltos, temos uma tensão na corda T = 10   N .

Com base nessas informações, precisamos (a) desenhar o diagrama de corpo livre para cada bloco, (b) determinar a aceleração de cada um deles, (c) encontrar a massa m do bloco suspenso e (d) descobrir uma relação entre a tensão da corda e o peso do bloco suspenso.

Pra isso, vamos usar a segunda lei de Newton ( F = m a ) para fazer o somatório das forças presentes no sistema e encontrar as nossas variáveis.

Vamos lá!

Passo 2

No bloco de massa 4 k g está agindo a força peso P = 4 g vertical para baixo, e como ele está apoiado em uma superfície horizontal temos a força normal N vertical para cima.

Essas duas forças se anulam (elas não formam par ação reação!). Outra força que está agindo sobre esse bloco é a força tensora de 10 N para a direita.

No outro bloco age a força peso P = m g para baixo e a força tensora T para cima. O bloco de 4 k g se movimenta para a direita enquanto que o bloco de massa m se movimenta para baixo.

O diagrama para os dois blocos pode ser então desenhado assim ó:

Passo 3

Para determinar a aceleração vamos aplicar a segunda lei para o bloco de 4 k g na direção horizontal:

T = m a

Assim, substituindo os valores da massa e da tensão na corda, temos:

10 = 4 a

a = 2,5 m / s 2

Passo 4

Para achar a massa do bloco suspenso vou aplicar a segunda lei na direção vertical. Lembrando que a força de tensão é igual para todo sistema (o fio é o mesmo!) e a aceleração dos blocos deve ser igual (eles se movimentam juntos). Assim, da segunda lei, temos:

m g - T = m a

Isolando T :

m g - m a = T

m g - a = T

Substituindo os valores do enunciado:

m 9,8 - 2,5 = 10

Encontramos a massa do bloco suspenso:

m = 10 7,3

m = 1,36 k g

Passo 5

Agora analisando o sistema, percebemos que o peso do bloco de massa m deve ser maior do que a tensão. Porque se fosse o contrário esse bloco subiria e não desceria, como acontece.

Assim, vamos ter:

P = m g = 1,36 ∙ 9,8

P = 13,42 N

Logo,

P > T

Valeu, galera! Até a próxima! 😉

Resposta

a )

b ) a = 2,5 m / s 2

c )   m = 1,36 k g

d )   P > T

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Arcos de balão são uma decoração encontrada em feiras e comemorações. Prende-se balões cheios de hélio a uma corda fixa ao chão pelas extremidades. A ascensão dos balões levanta a estrutura em uma for
Um bloco de massa m está sendo levantado verticalmente por uma corda uniforme de massa M e comprimento L . A corda está sendo puxada para cima por uma força aplicada em sua extremidade superior, e a c
Um bloco de 10 kg está suspenso do teto de um elevador por uma corda feita para aguentar uma tensão de 150 N. Pouco depois do elevador começar a subir, a corda se rompe. Qual foi a mínima aceleração d
Um objeto de 40,0k g é suportado por uma corda vertical. A corda e o objeto são acelerados para cima, a partir do repouso, até atingir uma rapidez de 3,50m / s em 0,700s ; (a) Desenhe o diagrama de co
Um helicóptero de 15000k g está baixando um caminhão de 400k g até o chão por um cabo de comprimento fixo. O caminhão, o helicóptero e o cabo estão descendo a 15m / s e devem ser freados até 5m / s no