Duas fendas paralelas são iluminadas com uma luz monocromática cujo comprimento de onda é 500 nm. Uma figura de interferência aparece em uma tela situada a uma certa distância das fendas e a quarta franja escura está a 1,68 cm da franja clara central. (a) Qual é a diferença de percurso correspondente à quarta franja escura? (b) Qual é a distância na tela entre a franja clara central e a primeira franja clara de cara lado da franja central? (Sugestão: os ângulos da quarta franja escura e da primeira franja clara são tão pequenos que tan ⁡ θ ∼ s e n ( θ )

Passo 1

Para que haja interferência destrutiva de duas ondas a diferença de fase(diferença de percurso) deve ser um múltiplo de λ 2 .

Passo 2

  1. A primeira franja escura é quando a diferença de fase é λ 2 , a segunda franja escura será quando a diferença de fase 3 λ 2 , por consequência a quarta franja será 7 λ 2 = 7 500 n m 2 = 1750   n m .
  2. Passo 3

  3. Para ângulos pequenos as franjas são praticamente com o mesmo espaçamento, sendo assim a distância Δ y que é a distância entre dois máximos vizinhos, a distância com a franja clara centra será Δ y = 16,8 3,5 = 4,8   m m

Resposta

a)   1750   n m

b ) 4,8   m m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados