Duas forças agem sobre um corpo. Quais das seguintes afirmações estão corretas? 

(a) O corpo está em equilíbrio se as forças são iguais em módulo e contrárias em direção. 

(b) O corpo está em equilíbrio se o torque resultante sobre ele for zero. 

(c) O corpo está em equilíbrio se as forças agem no mesmo ponto sobre ele. 

(d) O corpo está em equilíbrio se a força e o torque resultantes sobre ele forem zero. 

(e) O corpo não pode estar em equilíbrio, pois mais de uma força age sobre ele.

Passo 1

(a) Errado! As forças podem estar em uma mesma direção, com sentidos opostos e terem o mesmo módulo, e ainda assim o corpo pode não estar em equilíbrio.

Pensa em uma barra cilíndrica extensa presa em um eixo de rotação. Se você aplica essas forças mencionadas, com essas características, em cada extremidade da barra, você faz a barra girar. Logo, ela não vai estar em equilíbrio.

(b) Errado! Não necessariamente. O torque no corpo pode ser nulo (ou seja, sem movimento de rotação), mas o corpo pode ter alguma força resultante agindo sobre ele, que não cause rotação, e sim translação (mudança de posição no espaço).

(c) Certinho! Se duas forças de mesmo módulo, direção e sentidos opostos agem em um corpo, aí sim ele vai estar em equilíbrio, pois essas forças se anulam por atuarem num mesmo ponto!

(d) Certíssimo! Pela mesma justificativa dada pra (b). Com torque e forças resultantes nulos, o corpo vai sim estar em equilíbrio.

(e) Errado! Se todas as forças que agem num corpo se anulam de alguma forma, de modo que ele não tenha rotação nem translação, então o corpo pode sim estar em equilíbrio, mesmo com várias forças agindo sobre ele!

Resposta

(a) Errado.

(b) Errado.

(c) Certo.

(d) Certo.

(e) Errado.

Exercícios de Livros Relacionados

10.13P Use a equação 10.19 para calcular o torque das forças F 1 e F 4 do Exericicio-exemplo 10.4 e compare com a soma dos torques τ 1 e τ 2 calculados naquele exemplo.
Uma aluna de física com massa de 43,0 kg está parada na beira da laje plana de um prédio, 12,0 m acima da calçada. Um cão pouco amigável está correndo em sua direção na laje. Ao lado dela há uma roda
Uma barra de metal está no plano xy com uma extremidade da barra na origem. Uma força F → = 7,00N i ^ + ( - 3,0N ) j ^ é aplicada à barra no ponto x = 3,00m ,y = 4,00m . (a) Em termos dos vetores unit
Uma roda gira sem atrito em torno de um eixo horizontal estacionário, no centro da roda. Uma força tangencial constante, igual a 80,0 N, é aplicada à borda da roda. A roda tem raio de 0,120 m. Partind
Um disco uniforme com massa de 40,0 kg e raio de 0,200 m é girado em seu centro em torno de um eixo estacionário horizontal sem atrito. O disco inicialmente está em repouso, e depois uma força constan