Duas grandes placas metálicas carregadas estão frente a frente, conforme indicado na Fig. 27-29, respectivamente, com densidade de carga superficial + σ e - σ em suas superfícies internas. Determine E em pontos ( a ) à esquerda das lăminas, (b) entre as lăminas, e ( c ) à direita das lâminas? Considere apenas pontos que não estejam próximos das bordas e cuja distância até as placas seja pequena em comparação com as dimensões destas. (Sugestão: Veja o Problema Resolvido 27-3.)

Passo 1

O campo elétrico da placa à esquerda é de magnitude E 1 = σ / 2 c 0 , e aponta diretamente para a placa. A magnitude do campo elétrico da placa da direita é a mesma, mas aponta diretamente para longe da placa da direita.

(a) À esquerda das placas, os dois campos se cancelam, pois apontam em direções opostas. Isso significa que o campo elétrico é E → = 0 .

Passo 2

(b) Entre as placas, os dois campos elétricos se somam, pois apontam na mesma direção. Isso significa que o campo elétrico é E → = - σ / ϵ 0 i ˆ .

Passo 3

(c) À direita das placas, os dois campos se cancelam, pois apontam em direções opostas. Isso significa que o campo elétrico é E → = 0 .

Resposta

a. E → = 0

b. E → = - σ / ϵ 0 i ˆ .

c. E → = 0 .

Exercícios de Livros Relacionados