Enunciado
Física - Halliday - Vol 4- Ed: 10º - Capítulo 39.2 - Ex. 14
Um elétron se encontra em um certo estado de energia de um poço infinito unidimensional que se estende de até . A densidade de probabilidade do elétron é zero em e e não é zero para nenhum valor intermediário de . O elétron salta para o nível de energia imediatamente inferior, emitindo um fóton. Qual é a variação de energia do elétron?
Passo 1
Bom, o enunciado diz que em dois pontos, a densidade de probabilidade é zero, esses pontos são:
Na equação de probabilidade:
Com a função de onda para o poço infinito sendo:
A equação passa a ser:
A gente pode ver que o que faz a densidade de probabilidade zerar é a função seno, então as seguintes condições são satisfeitas:
Passo 2
Para que isso seja verdade, deve ser:
Sendo
Precisamos agora determinar esse , como o enunciado diz para a gente que a densidade de probabilidade não zera entre os dois valores de que a função zera, então só pode ser , porque qualquer outro valor faria a função zerar entre e .
Passo 3
Beleza, como o elétron cai para o nível inferior, ele vai cair para , vamos usar a equação de energia quantizada para cada e então fazemos a diferença entre elas para sabermos a energia do fóton que foi emitido:
Passo 4
Como a partícula é um elétron, e o comprimento do poço foi dado, basta a gente substituir todos os valores e resolver a questão: