Enunciado
Física - Tipler - Vol 3- Ed: 6º - Capítulo 34.1 - Ex. 33
Um elétron, um próton e uma partícula alfa possuem energia cinética
de 150 keV. Encontre (a) as magnitudes de seus momentos e (b) seus comprimentos de onda de De Broglie.
Passo 1
Vamos só lembrar das fórmulas para o momento em relação à energia cinética:
E do comprimento de onda de De Broglie:
Então, para achar o comprimento de onda, vamos precisar do momento. E, como as energias cinéticas são iguais, a única coisa que vai mudar entre as partículas é a massa!
Além disso, vamos passar a energia cinética para joules já (só multiplicar por ):
Passo 2
(a) Para o elétron:
Para o próton:
Para alfa:
Temos que
Passo 3
(b) Agora, vamos usar:
Para cada partícula.
Elétron:
Próton:
Alfa:
Resposta
(a) ; ;
(b) ; ;
Exercícios de Livros Relacionados
Calcule o comprimento de onda de de Broglie (a) de um elétron de 1,00k e V ; (b) de um fóton de 1,00k e V ; (c) de um nêutron de 1,00k e V .
A resolução de um microscópio eletrônico (menor dimensão linear que pode ser observada) é igual ao comprimento de onda dos elétrons. Qual é a tensão de aceleração dos elétrons necessária para que um m
O núcleo atômico foi descoberto em 1911 por Ernest Rutherford, que interpretou corretamente uma série de experimentos nos quais um feixe de partículas alfa era espalhado por folhas finas de metais com
Íons de sódio monoionizados sçao acelerados por uma diferença de potencial de 300V . (a) Qual é o momento final dos íons? (b) Qual é o comprimento de de Broglie correspondente?
Um elétron e um fóton têm o mesmo comprimento de onda, 0,20n m . Calcule o momento (em k gm / s ) (a) do elétron e (b) do fóton. Calcule a energia (em e V ) (c) do elétron e (d) do fóton.