|| Enquanto dirigia meu carro para o trabalho no ano passado, eu segurava minha caneca de café com a mão esquerda enquanto trocava o CD com a mão direita. Então o celular tocou, de modo que coloquei minha caneca sobre a parte horizontal do painel do veículo. Então, acredite ou não, um veado correu de dentro da floresta direto para a rodovia bem à frente do carro. Felizmente meu tempo de reação foi nulo e eu consegui deter o carro, que estava inicialmente a , ao longo de meros , distância exata para evitar colidir com o animal. Testes posteriores revelaram que os coeficientes de atrito estático e cinético da caneca de café sobre o painel valem, respectivamente, e ; que a caneca com café tem massa de ; e que a massa do veado vale . Minha caneca de café escorregou naquele dia?
Passo 1
Primeiro vamos determinar a máxima aceleração que a caneca de café resiste até escorregar.
Sabendo que:
e
Então:
Passo 2
Agora vamos encontrar a “aceleração” do carro durante a frenagem, como sabemos que o carro está freando, o ideal é dizer que iremos encontrar a desaceleração, é esperado inclusive que o sinal dê negativo, para indicar isso, vamos usar Torricelli:
Passo 3
Analisando módulo de cada aceleração, observamos que a máxima aceleração que a caneca de café resiste até deslizar é maior do que a desaceleração do carro. Por esse motivo a caneca não escorrega.
Em outra forma:
Resposta
A caneca de café não escorrega.