Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 3- Ed: 12º - Capítulo 22.Problemas - Ex. 42
Uma esfera dentro de uma esfera. Uma esfera condutora sólida de raio possui carga . Ela está no interior de uma esfera condutora oca concêntrica com raio interno e raio externo . A esfera condutora oca não possui nenhuma carga líquida. Deduza uma expressão para o módulo do campo elétrico em função da distância ao centro para as regiões , , , e . Faça um gráfico do módulo do campo elétrico em função da distância , de até . Qual é a carga sobre a superfície interna da esfera oca? Qual é a carga sobre a superfície externa da esfera oca? Represente as cargas da pequena esfera usuando quatro sinais de adição. Faça um esboço das linhas de campo do sistema no interior de um volume esférico de raio igual a .
Passo 1
Para saber o campo elétrico em cada situação, precisamos considerar uma superfície gaussiana adequada para cada uma delas.
Primeiramente, supondo uma superfície gaussiana esférica de raio , temos que o seu campo elétrico será é nulo por ser um condutor sólido carregado e não possuir carga em seu interior.
O mesmo ocorre para uma superfície gaussiana que tenha raio , visto que nessa região ela se encontra no interior da esfera oca que também é um condutor sólido carregado.
Já para a superfície gaussiana de raio , ela envolve a carga da esfera mais interna com valor . Logo, o seu campo elétrico será dado por:
Tomando a superfície de raio , a única carga envolvida por ela também é a da esfera mais interna e, logo, possui o mesmo valor de campo elétrico:
Passo 2
O gráfico deste caso pode ser dado por:
Passo 3
Na região da superfície interna da esfera oca, ou seja, em , por se tratar de um condutor carregado, o campo elétrico deve ser nulo.
Como a superfície gaussiana nesta região envolve a carga da esfera condutora, então a carga na superfície deve ser . Consequentemente, na superfície interna da esfera oca a carga é .
Passo 4
Agora, como a esfera oca não possui carga líquida e, logo, não apresenta fluxo elétrico por ela, tendo uma carga na superfície interna, a carga na superfície externa deve ter mesma intensidade e sentido contrário para que haja essa “anulação” e a carga resultante seja zero na superfície. Logo, a superfície externa tem carga .
Passo 5
O esboço das linhas do campo elétrico e dos sinais das cargas é dado a seguir: