Uma espeleóloga está pesquisando (sugestão: talvez seja mais interessante dizer ‘pesquisadora estudando uma caverna’) uma caverna. Ela percorre 180   m em linha reta de leste para oeste, depois caminha 210   m em uma direção formando   45 ° com a direção anterior e em sentido do sul para o leste; a seguir, percorre 280   m a 30 ° no sentido do norte para o oeste. Depois de um quarto deslocamento não medido, ela retorna ao ponto de partida. Use um diagrama em escala para determinar o módulo, a direção e o sentido do quarto deslocamento.

Passo 1

Faala ae, tranquilo??

Temos que dar uma olhada no trajeto da pesquisadora. E para isso uma rosa dos ventos pode ser bastante útil.

Mas antes, precisamos lembrar uma pequena coisinha:

O deslocamento é definido como o vetor diferença entre o ponto final ao ponto inicial de uma trajetória.

Analisando a questão, temos que depois do 4º deslocamento, a espeteóloga retorna ao ponto inicial. Assim, se o deslocamento é a diferença entre o ponto final e o ponto inicial, como ponto final é o mesmo que o ponto de partida, então teremos o deslocamento total igual a zero.

Mas atenção!!! O que a questão pediu foi o módulo, a direção e o sentido do quarto deslocamento.

Vamos usar essas informações para encontrar a solução.

Veja só! 😎

Passo 2

Agora, vamos ver qual foi o trajeto da pesquisadora.

O primeiro deslocamento é de 180m de leste a oeste. Ou seja, olhando na rosa dos ventos vamos ver que ela foi da direita para esquerda. Então, imaginando o ponto inicial da pesquisadora na origem de um plano cartesiano, temos

Como o vetor está totalmente sobre o eixo x , ele só terá uma componente x que pode ser escrita como:

A → = - 180   x ^

O plano cartesiano foi desenhado só para entender melhor o sinal negativo, mas será mais fácil representar os vetores sem ele, ok??

Passo 3

O segundo deslocamento, de 210m, faz 45 ° com o primeiro e vai na direção sul e leste, ou seja, para baixo e para direita (dá uma olhadinha na rosa dos ventos pra não se perder aí).

Esse segundo deslocamento não está sobre os eixos, isso significa que ele pode ser decomposto na direção do eixo x e na direção do eixo y .

Usando a decomposição do vetor para achar suas componentes:

Pra fazer essa decomposição a gente pensa o seguinte. A componente que está colada no ângulo é a que ganha o cosseno, e a componente que está separada do ângulo ganha o seno. (aí você lembra, colada = cosseno, separada = seno)

B x = 210 cos ⁡ 45 °

B y = 210 sen ⁡ 45 °

Juntando as duas para formar o vetor B → , ficamos com:

B → = 210 cos ⁡ 45 ° x ^ - sen ⁡ 45 ° y ^

B → = 148,9 x ^ - 148,5 y ^

Tranquilo até aqui? 😇

Passo 4

O terceiro deslocamento, de 280m, segue na direção norte e oeste, ou seja, pra cima e pra esquerda

Como esse vetor faz 30 ° do Norte para o oeste

Aqui também vamos decompor esse vetor, já que ele está fora dos eixos. Usando a mesma regra de decomposição que fizemos no B , teremos:

C x = - 280 sen ⁡ 30 °

C y = 280 cos ⁡ 30 °

O que nos dá:

C → = 280 - cos ⁡ 60 ° x ^ + sen ⁡ 60 ° y ^

C → = - 140 x ^ + 242,5 y ^

Bacana, não é? 😊

Passo 5

E agora voltamos de onde partimos!

Para achar esse último vetor, que chamaremos de vetor D → , vamos usar aquela informação que vimos lá no passo 1 , onde a soma de todos os deslocamentos tem que ser o vetor nulo. Assim:

A → + B → + C → + D → = 0

Isolando o vetor D → , ficamos com:

D → = - A → - B → - C →

Agora é só substituir é só substituir todos os vetores que encontramos antes!

D → = - - 180 x ^ - 148,9 x ^ - 148,5 y ^ - - 140 x ^ + 242,5 y ^

agrupando todas as componentes, teremos a representação do vetor D → . E da forma como está escrito, já carrega as informações de direção e sentido.

D → = 171,1 x ^ - 94 y ^

Agora só falta achar o módulo.

Passo 6

Para encontrar o módulo de um vetor, nós pegamos as componentes dele e encaixamos nessa formulazinha aqui:

D → = D x 2 + D y 2

Assim, substituindo na fórmula ficamos com:

D → = 171,1 2 + - 94 2

D → = 29275,21 + 8836

D → = 3811,21

D → = 195,22

E aí! entendeu tudo? Responde Aí! 😁

Resposta

Módulo: D → = 195,22   m

Direção e sentido indicados por: D → = 171,1 x ^ - 94 y ^   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Você está perdido à noite em um campo grande, aberto. Seu GPS lhe diz que você está a 122,0 m de seu carro, na direção 58,0º do sul para o oeste. Você percorre 72,0 m na direção oeste ao longo de um c
Como um teste de habilidades de orientação, sua turma de física realiza uma disputa em um campo grande e aberto. Cada participante deverá seguir 20,8 m ao norte do ponto de partida, depois 38,0 m a le
Duas cordas em um plano vertical exercem as mesmas forças de módulo sobre um peso suspenso, mas a tração entre elas possui um ângulo de 72,0 ° . Qual é a força de tração que cada uma exerce, se a traç
Dois operários puxam horizontalmente uma caixa pesada, mas um deles usa o dobro da força do outro. A maior tração está na direção 21,0º de norte para oeste, e o resultante dessas duas forças é 460,0 N
Um cão em um campo aberto corre por 12,0 m para o leste e depois 28,0 m na direção 50,0º do norte para o oeste. Em que direção e sentido e a que distância o cão precisa correr para parar a 10,0 m ao s