Duas cordas em um plano vertical exercem as mesmas forças de módulo sobre um peso suspenso, mas a tração entre elas possui um ângulo de 72,0 ° . Qual é a força de tração que cada uma exerce, se a tração resultante é de 372 N diretamente para cima?

Passo 1

E aiii galera!

Tudo bom com vocês?

Vamos fazer mais uma questãozinha?

Bom... o enunciado nos diz que duas cordas em um plano vertical exercem as mesmas forças de módulo sobre um peso suspenso, mas a tração entre elas possui um ângulo de 72,0 ° .

Queremos calcular a força de tração que cada uma exerce, se a tração resultante é de 372   N diretamente para cima.

Para resolvermos isso, temos que decompor os vetores e somar cada componente, belezinha?

Passo 2

Os dois vetores A →  e  B → e sua resultante C - são mostrados na figura abaixo e A = B :

Passo 3

Então,

C y = A y + B y

372 = 2 A cos ⁡ 36.0 ∘

A = B = 230 N

A soma das magnitudes das duas forças excede a magnitude da força resultante porque apenas um componente de cada força é para cima.

Resposta

A = B = 230 N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Obtenha um vetor com a mesma orientação que o vetor ( i ^ + j ^ ) e com módulo igual a 1.
O ponteiro dos minutos de um relógio de pulso tem 2,0 c m de comprimento. Qual é o vetor deslocamento da ponta deste ponteiroa. Entre 8h e 8h20min?b. Entre 8h e 9h?
A FIGURA P3.28 mostra os vetores A → e B → . Encontre D → = 2 A → + B → .Expresse sua resposta em termos dos componentes.
A FIGURA P3.27 mostra os vetores A → e B → . Encontre o vetor tal que A → + B → + C → = 0 → . Expresse sua resposta em termos dos componentes.
Em suas férias nas montanhas, você faz uma caminhada. De manhã, seu deslocamento é S → m a n h ã = 2.000m ,l e s t e + 3.000m ,n o r t e + ( 200m ,v e r t i c a l ) ã . Depois do almoço, seu deslocame