Enunciado
Física - Fundamentos de Física - Mecânica Volume 1 - 8ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 8º - Capítulo 9.6 - Ex. 26
Em fevereiro de 1955, um paraquedista saltou de um avião, caiu sem conseguir abrir o paraquedas e aterrissou em um campo de neve, sofrendo apenas pequenas escoriações. Suponha que a velocidade do paraquedista imediatamente antes do impacto era (velocidade terminal), a massa (incluindo os equipamentos) era e a força da neve sobre o seu corpo tenha atingido o valor (relativamente seguro) de . Determine (a) a profundidade da neve mínima para que o paraquedista aterrissasse sem ferimentos graves e (b) o módulo do impulso da neve sobre o paraquedista.
Passo 1
Primeiro, vamos determinar a aceleração do paraquedista após aterrissar na neve aplicando a segunda lei de Newton:
Isolando :
Passo 2
Aplicando agora a equação de Torricelli para determinar a profundidade mínima para que o paraquedista não colidisse com nada:
Sabendo que , , e :
Isolando :
Passo 3
Como a força que a neve exerce sobre o paraquedista é muito maior do que a força do peso, então o impulso da força resultante será aproximadamente o impulso da força da neve. Assim, podemos calcular o impulso através da variação do momento linear:
Resposta
- ;
- .