Enunciado
Física - Fundamentos de Física - Mecânica Volume 1 - 8ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 8º - Capítulo 6.Problemas Adicionais - Ex. 97
Na Fig. 6-61, um faxineiro caprichoso limpa o piso aplicando ao cabo do esfregão uma força . O cabo faz um ângulo com a vertical e e são os coeficientes de atrito estático e cinético entre o esfregão e o piso. Ignore a massa do cabo e suponha que toda a massa do esfregão está concentrada no pano de chão. (a) Se o pano de chão se move ao longo do piso com velocidade constante, qual é o valor de ? (b) Mostre que se for menor que um certo valor , a força (ainda orientada ao longo do cabo) será insuficiente para fazer o pano de chão se mover. Determine .
Passo 1
Esta é uma questão de aplicação direta da segunda lei de Newton. Para tanto, vamos considerar que o nosso semieixo positivo esteja orientado para direita e o nosso semieixo positivo esteja orientado para cima. Assim, aplicando a segunda lei de Newton a cada eixo e lembrando que em ambos os eixos a aceleração é nula:
Lembrando também que a força de atrito cinético pode ser calculada através da seguinte relação:
Passo 2
Isolando a normal na :
Substituindo na :
E, agora, substituindo na :
Por fim, isolando :
Passo 3
Para fazer o pensamento desta parte da questão, devemos perceber que ao aplicar a segunda lei de Newton, porém, agora, considerando o equilíbrio EM REPOUSO, passaremos apenas a usar a força de atrito estático no lugar da força de atrito cinético. Assim, podemos usar diretamente a substituindo o pelo . Isso aconteceu, porque, para o caso anterior analisado, também fizemos a consideração do equilíbrio. Portanto:
Para continuar, devemos perceber que quanto menos o denominador desta fração, maior seria a força para mantê-lo em equilíbrio. Portanto, podemos determinar o ângulo que a força não movimentará o pano igualando o denominador a zero. Assim:
Isolando o :
Portanto, para qualquer ângulo inferior a , o pano permanecerá em repouso.
Resposta
- ;
- .