Na Fig. 9-43, duas partículas são lançadas da origm do sistema de coordenadas no instante . A partícula , de massa , é lançada horizontalmente para a direita, em um piso sem atrito, com uma velocidade escalar de . A partícula , de massa , é lançada com uma velocidade escalar de e um ângulo tal que se mantém verticalmente acima da partícula . (a) Qual é a altura máxima alcançada pelo CM do sistema de duas partículas? Em termos dos vetores unitários, quais são (b) a velocidade e (c) a aceleração do CM ao atingir a altura máxima ?
Passo 1
Primeiro, vamos determinar a componente da velocidade da partícula (). Para tanto, devemos perceber que ele diz que a velocidade horizontal de é igual a velocidade horizontal de . Assim:
Portanto, aplicando o teorema da Pitágoras, sabemos que:
Substituindo os valores:
Passo 2
Como somente o peso atua sobre a partículo , então podemos aplicar lei de conservação de energia para determinar a posição de alcançada pela partícula , assim:
No ponto máximo, somente a componente da velocidade é nula, porém a velocidade é constante e, por isso, deve ser considerada quando aplicamos a lei de conservação da energia. Assim, isolando :
Substituindo os valores:
Passo 3
Para determinar o do centro de massa usaremos a seguinte relação:
Como foi considerado que corresponde a reta com a partícula está se movimentando, então:
Substituindo os valores:
Passo 4
Como as partículas têm a mesma velocidade horizontal e a velocidade vertical da partícula é nula no ponto mais alto da trajetória, então a velocidade do centro de massa se resume a:
Passo 5
Para determinar a aceleração do centro de massa, vamos usar a seguinte relação:
Como e , então:
Resposta
- ;
- ;
- .