Na Fig. 9-77, dois recipientes com açúcar estão ligados por uma corda que passa por urna polia sem atrito. A corda e a polia têm massa desprezível, a massa de cada recipiente é 500   g (incluindo o açúcar), os centros dos recipientes estão separados por uma distância de 50   m m e os recipientes são mantidos à mesma altura. Qual é a distância horizontal entre o centro de massa do recipiente 1 e o centro de massa do sistema de dois recipientes (a) inicialmente e (b) após 20   g de açúcar serem transferidos do recipiente 1 para o recipiente 2? Após a transferência e após os recipientes serem liberados a partir do repouso, (c) em que sentido e (d) com que aceleração o centro de massa se move?

Passo 1

Então galera , precisamos definir as condições iniciaisdo problema . Vamos colocar a origem do sistema de coordenadas no centro da polia, com o eixo x horizontal, apontando para a direita, e o eixo y vertical, apontando para baixo. O centro de massa está entre os dois recipientes, no ponto x   =   0 e y   =   l   , sendo que   l é a distância vertical entre o centro da polia e o centro de massa de um dos recipientes. Como o diâmetro da polia é 50   m m , a distância horizontal entre o centro de massa do recipiente 1 e o centro de massa do sistema de dois recipientes é 25   m m .

Passo 2

Bom pessoal , se 20   g   de açúcar são transferidos do recipiente 1 para o recipiente 2, a massa do recipiente 1 se torna m 1   =   480   g , mas a coordenada   x do centro de massa do recipiente 1 continua a ser x 1   =   – 25   m m . A massa do recipiente 2 se torna m 2   =   520   g , mas a coordenada x do recipiente 2 continua a ser x 2   =   + 25   m m . Assim, a coordenada x do centro de massa do sistema passa a ser :

x C M = m 1 x 1 + m 2 x 2 m 1 + m 2 = 480 g - 25 m m + 520 g 25 m m 480   g + 520   g = 1,0   m m

A coordenada y do centro de massa do sistema continua a ser   y   =   l . O novo centro de massa do sistema está, portanto, a uma distância horizontal de 26   m m do centro de massa do recipiente 1 e a uma distância vertical l   do centro da polia.

Passo 3

Bom galera , quando os recipientes são liberados, o recipiente mais pesado desce e o recipiente mais leve sobe. Em consequência, o centro de massa, que tende a permanecer mais próximo do recipiente mais pesado, se desloca para baixo.

Passo 4

Então pessoal , como os recipientes estão ligados por uma corda que passa por uma polia, as acelerações têm o mesmo módulo e sentidos opostos. Se a é a aceleração do recipiente 2, a aceleração do recipiente 1 é – a . A aceleração do centro de massa é dada por :

a C M = m 1 - a + m 2 a m 1 + m 2 = a m 2 - m 1 m 1 + m 2

Podemos usar a Segunda Lei de Newton para determinar a aceleração dos recipientes. As forças que agem sobre o recipiente 1 são a força da gravidade m 1 g , que aponta para baixo, e a tensão T   da corda, que aponta para cima. De acordo com a Segunda Lei de Newton, temos que :

m 1 g   –   T   =   – m 1 a

Passo 5

Bom galera , o sinal negativo aparece porque chamamos de a a aceleração do recipiente 2. Aplicando a Segunda Lei de Newton ao recipiente 2, obtemos que :

m 2 g   –   T   =   m 2 a

De acordo com a primeira equação, T   =   m 1 g   +   m 1 a . Substituindo este valor de   T   na segunda equação e explicitando a , obtemos:

a   =   ( m 2   –   m 1 ) g / ( m 1   +   m 2 )

Assim,

a C M = g m 2 - m 1 2 m 1 + m 2 2 = 9,8 m s 2 520 g - 480 g 2 480   g + 520   g 2 = 1,6 * 10 - 2 m s 2

O sentido da aceleração é para baixo.

Resposta

Respectivamente :

A distância horizontal entre o centro de massa do recipiente 1 e o centro de massa do sistema de dois recipientes é 25   m m .

O novo centro de massa do sistema está, portanto, a uma distância horizontal de 26   m m do centro de massa do recipiente 1 .

O centro de massa se desloca para baixo.

a C M = 1,6 * 10 - 2 m s 2

Tranquilo galera? Bora resolver mais questões então

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Energia de ligação da molécula de hidrogênio. Quando dois átomos de hidrogênio de massam se combinam para formar a molécula diatômica do hidrogênio ( H 2 ), a energia potencial do sistema depois da co
Um modelo de avião com controle remoto possui momento linear dado por: - 0,75k g . m s 3 t 2 + 3,0k g . m s î + 0,25k g . m s 2 t j î a) Quais são os componentes x ,yez da força resultante que atua so
Plutão e Charon. O diâmetro de Plutão é de aproximadamente 2370k m , e o diâmetro do seu satélite Charon é 1250k m . Embora haja variação, em geral eles estão a 19700k m de distância, de um centro a o
No Exemplo 8.14 (Seção 8.5), Rui puxa a corda atingindo uma velocidade de 0,70m / s . Qual é a velocidade de Jaime?
Em um dado instante, o centro de massa de um sistema de duas partículas está localizado sobre o eixo O x no ponto x = 2,0m e possui velocidade igual a ( 5,0m / s )î î. Uma das partículas está sobre a